TESTEMUNHOS DE FPCT

Formandos Francisco Correia e Carlos Trindade

(Formação Prática em Contexto de Trabalho)

Chamo-me Francisco Correia, tenho 22 anos e moro em S. Martinho de Mouros. Estou a frequentar o Curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade na A2000, nas instalações do Seminário de Resende. O curso iniciou no dia 01 de outubro de 2018. Tive conhecimento desta formação através de duas técnicas da A2000 que foram a minha casa. Quando me falaram do curso e das condições fiquei muito entusiasmado.

Esta formação foi a oportunidade de sair de casa, arranjar amigos, ganhar dinheiro, ter objetivos, mas também tornar-me mais independente e, quem sabe, arranjar um emprego. Estava muito contente quando a formação começou, mas também muito nervoso. Estava em casa há algum tempo, sem amigos e tinha medo de não conseguir, pois sou muito tímido. No primeiro ano de formação, fiz muitos amigos. Desde o primeiro dia todos os colegas e formadoras foram muito meus amigos e estiveram sempre disponíveis para me ajudarem. Aprendi muitas coisas e encontrei novos amigos. Gostei muito da formação em sala, foi uma experiência que jamais esquecerei.

No segundo ano de formação, iniciei a Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) na Câmara Municipal de Resende, em dezembro de 2020. Como moro em S. Martinho de Mouros, integrei a equipa de limpeza e manutenção de ruas na minha freguesia. Desde o primeiro dia, fui muito bem acolhido pelo responsável da limpeza das ruas de S. Martinho de Mouros, o Octávio. O Octávio é meu amigo, hoje mais do que nunca sei disso. Ajudou-me em tudo o que pode, deixava-me à vontade, protegia-me e tinha cuidado para não fazer trabalhos mais pesados. As minhas funções eram apenas varrer as ruas.

Após alguns meses, pedi para integrar a equipa da vila de Resende. Em Resende ajudo na limpeza e manutenção do jardim municipal. O Sr. Manuel, responsável pelo jardim, também é muito meu amigo, paciente e têm-me ensinado muitas coisas.

Quero agradecer à A2000, aos meus colegas de curso e à Câmara Municipal de Resende, em particular ao Octávio, ao Sr. Manuel e ao Sr. Álvaro (responsável das equipas de limpeza e manutenção das vias públicas), todos sem exceção, são meus amigos, as melhores pessoas que conheci!

Chamo-me Carlos Trindade, tenho 25 anos e sou de Resende. Iniciei a minha Formação Prática em Contexto de Trabalho na Câmara Municipal de Resende, no pavilhão gimnodesportivo de Resende.

A Sra. Rosa é responsável pelo meu estágio e eu gosto muito dela, ela ajuda-me e gosta de mim. Eu ajudo a Sra. Rosa a limpar o pavilhão e as casas de banho, varro, limpo o pó e despejo o lixo.

Os professores também gostam muito de mim. Eu já os conhecia do tempo da escola e o professor Alfredo, às vezes, chama-me para jogar com os alunos e para assistir aos jogos.

Gostava muito de ficar no pavilhão para sempre! Gosto muito do curso e das formadoras, queria que nunca mais acabasse!

por Curso 12 – Assistente Familiar e de Apoio à Família II, Resende

Este curso decorre em Resende ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content