InReDe – Incluir pela Recreação e Desporto é um projeto cofinanciado pelo INR (Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional de Reabilitação) que pretende aliar cultura e desporto num só evento, destacando, deste modo, o 30º Direito – “Participação na vida cultural, no lazer e no desporto” – da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em vigor em Portugal desde 23/10/2009.
Dia 8 de setembro realizou-se mais um evento deste projeto com a finalidade de fomentar a participação desportiva, cultural e recreativa das pessoas com diversidade funcional, e colocar mais uma pedra na consolidação do processo da sua inclusão, abrindo caminho para aumentar a interação/cooperação entre IPSSs e outras entidades com responsabilidade desportiva e social na nossa região.
Assim, neste dia de manhã, realizou-se um Torneio de Parahóquei ou Hóquei DI, seguido do almoço na A2000 servido pelo restaurante “O Tralha”, e de tarde rumamos ao Museu do Douro, para uma visita guiada (isto para quem não o conhecia).
Os participantes que já conheciam o Museu foram para o CRIVO – Centro de Artes do Saber Fazer (novo espaço do Museu do Douro) onde participaram em duas atividades: uma de gastronomia – “Brigadeiros com vinho do Porto” – e outra de música – “Como reproduzir os sons da natureza?”.
Dando voz ao 30º Direito – “Direito à participação na vida cultural, no lazer e no desporto” – da Convenção das Nações Unidas para os Direitos da Pessoa com Deficiência, – este evento reuniu 6 equipas provenientes de: Vila do Conde (CAARPD da Touguinha – Santa Casa da Misericórdia Vila do Conde); Bragança (CEE da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e CACI do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires); Murça (CAARPD promovido pela A2000); Peso da Régua (CAARPD promovido pela A2000 e Formação Profissional da A2000).
O Torneio de Parahóquei contou com a presença da Dra. Patrícia Ângelo – Coordenadora Técnica da Federação Portuguesa de Hóquei, cuja presença muito honrou o nosso evento desportivo.
Registe-se que no Torneio de Parahóquei as melhores equipas foram:
1º Classificado –CAARPD – Touguinha – Santa Casa da Misericórdia Vila do Conde
2º Classificado – Formação Profissional A2000
3º Classificado – CEE da Santa Casa da Misericórdia de Bragança
O dia terminou com um lanche de confraternização no CRIVO – Centro de Artes do Saber Fazer (Museu do Douro).
Mais um dia de competição e alegria, com um final feliz, segundo os depoimentos recolhidos.
Deixamos os nossos sinceros agradecimentos ao Museu do Douro que muito bem nos recebeu.
Marina Teixeira,
Diretora Técnica