Torneio de Parahóquei

InReDe – Incluir pela Recreação e Desporto é um projeto cofinanciado pelo INR (Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional de Reabilitação) que pretende aliar cultura e desporto num só evento, destacando, deste modo, o 30º Direito – “Participação na vida cultural, no lazer e no desporto” – da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em vigor em Portugal desde 23/10/2009.

Dia 8 de setembro realizou-se mais um evento deste projeto com a finalidade de fomentar a participação desportiva, cultural e recreativa das pessoas com diversidade funcional, e colocar mais uma pedra na consolidação do processo da sua inclusão, abrindo caminho para aumentar a interação/cooperação entre IPSSs e outras entidades com responsabilidade desportiva e social na nossa região.

Assim, neste dia de manhã, realizou-se um Torneio de Parahóquei ou Hóquei DI, seguido do almoço na A2000 servido pelo restaurante “O Tralha”, e de tarde rumamos ao Museu do Douro, para uma visita guiada (isto para quem não o conhecia).

Os participantes que já conheciam o Museu foram para o CRIVO – Centro de Artes do Saber Fazer (novo espaço do Museu do Douro) onde participaram em duas atividades: uma de gastronomia – “Brigadeiros com vinho do Porto” – e outra de música – “Como reproduzir os sons da natureza?”.

Dando voz ao 30º Direito – “Direito à participação na vida cultural, no lazer e no desporto” – da Convenção das Nações Unidas para os Direitos da Pessoa com Deficiência,  – este evento reuniu 6 equipas provenientes de: Vila do Conde (CAARPD da Touguinha – Santa Casa da Misericórdia Vila do Conde); Bragança (CEE da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e CACI do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires); Murça (CAARPD promovido pela A2000); Peso da Régua (CAARPD promovido pela A2000 e Formação Profissional da A2000).

O Torneio de Parahóquei contou com a presença da Dra. Patrícia Ângelo – Coordenadora Técnica da Federação Portuguesa de Hóquei, cuja presença muito honrou o nosso evento desportivo.

Registe-se que no Torneio de Parahóquei as melhores equipas foram:

1º Classificado –CAARPD – Touguinha – Santa Casa da Misericórdia Vila do Conde

2º Classificado – Formação Profissional A2000

3º Classificado – CEE da Santa Casa da Misericórdia de Bragança

O dia terminou com um lanche de confraternização no CRIVO – Centro de Artes do Saber Fazer (Museu do Douro).

Mais um dia de competição e alegria, com um final feliz, segundo os depoimentos recolhidos.

Deixamos os nossos sinceros agradecimentos ao Museu do Douro que muito bem nos recebeu.

Marina Teixeira,

Diretora Técnica

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content