“Natal é época de paz, amor, alegria, união, família, solidariedade e muitas outras palavras que podíamos escrever para caracterizarmos esta fase tão bonita e harmoniosa. Poderíamos passar o dia inteiro a caracterizar esta época, mas vamos avançar para as nossas tradições Natalícias.
No dia 1 de dezembro costumamos fazer a árvore de Natal decorada com luzes, bolas, fitas e outros ornamentos escolhidos pelas pessoas. Esta, costuma ser feita em família para ser divertido e para que exista convívio e união.
A nível alimentar é tradição comermos bacalhau cozido com batata cozida e couve portuguesa. Também é habitual fazer-se raia cozida e polvo cozido ou frito. No dia da consoada (24 de dezembro) as costumamos confecionar algumas sobremesas: aletria, sonhos, rabanadas e filhoses para partilharem no final da refeição.
No dia 25 de dezembro (dia de Natal) costumamos comer a roupa velha que é feita com as sobras do bacalhau, da couve e da batata, salteadas com azeite e alho. Mas algumas famílias fazem o tradicional cabrito assado de Armamar com batata assada e arroz do forno ou arroz de polvo.
No dia de consoada, ao final do jantar faz-se a troca de prendas, em família, havendo assim um grande convívio e partilha.
Depois de abordados estes assuntos no âmbito da Componente de Tecnologias da Informação e da Comunicação, decidimos construir uma árvore de Natal no Programa Microsoft Word recorrendo às formas e à formatação das mesmas. A seguir imprimimos o documento e pintámos escrevendo, em cada bola, uma palavra alusiva ao Natal.
Esta atividade teve como objetivos utilizar as funções básicas de um programa de processamento de texto, formatar textos e formatar formas.
Como recordar é viver, foi bom recordarmos as tradições Natalícias e falar um pouco sobre o tema.
Curso 4 – Ação 1 – Assistente Operacional
Sofia Barros, formadora