Tudo Aqui Já Foi um Sonho…  

A Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000, nasceu no concelho de Sta. Marta de Penaguião (faz 23 anos dia 7 de setembro de 2023), fruto de um grupo de pessoas que sonhavam criar oportunidades para as populações mais vulneráveis, por forma a que estas pudessem melhorar as suas condições de vida e usufruir plenamente dos seus direitos.

O sonho é como uma estrela, sempre visível, independentemente do ponto onde nos colocamos, sempre presente no universo, como um guia e sempre longínqua.

Assim é o sonho da A2000, imenso na sua abrangência e todos os planos e projetos nos aproximam da concretização desse sonho de justiça, equidade e inclusão social dos mais vulneráveis, mas nunca alcançável, na sua plenitude.

Neste caminho estelar, desde o ano 2000, a A2000 foi ao encontro daqueles que precisam dela para se empoderarem e participarem de modo mais efetivo nas comunidades onde estão inseridos. Por isso, não se restringiu a um concelho, ou a um distrito, estando atualmente presente com instalações próprias, alugadas ou cedidas em 7 concelhos (Peso da Régua, Chaves, Murça, Armamar, Tabuaço, Resende, Baião e Carrazeda de Ansiães) e a intervir em 16 concelhos (Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio, Vila Real, Mondim de Basto, Vila Pouca de Aguiar, Chaves, Murça, Sabrosa, Alijó, Lamego, Armamar, Tabuaço, Resende, Baião e Carrazeda de Ansiães) de 4 distritos (Vila Real, Bragança, Viseu, Porto).

O espírito empreendedor dos seus dirigentes levou-a, ao fim de 19 anos, a mudar as instalações da sede e, consequentemente de concelho (atualmente Peso da Régua), na senda de melhores oportunidades, em termos logísticos e de condições de expansão dos serviços, no futuro.

Em 2001, começou por ministrar cursos EFA – Educação e Formação de Adultos – essencialmente a mulheres, pois eram estas que tinham menos habilitações, maior índice de desemprego e menos oportunidades de alcançarem autonomia financeira e pessoal – impactos colaterais: aumentou o nº de divórcios, pois o empoderamento adquirido permitiu-lhes rejeitar situações de violência doméstica, alcoolismo ou desrespeito, que caladamente sofriam.

Em 2003, iniciámos a nossa trajetória na área da deficiência, que a todos era muito querida e é por este caminho que continuámos a jornada até hoje: Formação Profissional para adultos com deficiência ou incapacidade; Apoio na inserção profissional de adultos com deficiências ligeiras através do Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (Acordo de Cooperação com o IEFP); Intervenção Precoce na Infância, para crianças dos zero aos seis anos; e Atendimento e acompanhamento de adultos com deficiência grave (respostas sociais da Segurança Social); Centro de Recursos para a Inclusão, do Ministério da Educação; projetos do Instituto Nacional para Reabilitação (INR); e outros.

Em 2010, percebemos que na nossa região, com o envelhecimento da população e saída dos jovens das aldeias, os idosos apesar de autónomos tinham uma vida muito solitária, pelo que se criaram os Espaços de Convívio e, atualmente, já vamos a 8 freguesias de 3 concelhos (Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua e Lamego), criar tardes de animação, estimulação, convívio e lazer, graças às parcerias que vamos estabelecendo e que anualmente passam de 150 pessoas abrangidas.

As parcerias, são para a A2000, um dos pilares fundamentais na prossecução deste sonho de melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão de todos.

Comprometida em fornecer um ambiente seguro, inclusivo e acessível para todos, a A2000 presta serviços pautados pela abordagem personalizada e holística, adaptados às necessidades de cada indivíduo.

De olhos no futuro, a A2000 está empenhada em continuar a inovar e expandir os seus serviços para atender às necessidades emergentes. Assim, em 2025, findas as obras Financiadas pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3.0 (Pares 3.0), a A2000, abrirá 3 novas respostas sociais na área da deficiência, num total de 5 equipamentos: 2 Residências Autónomas (5+5 pessoas); 1 Centro Atividades e Capacitação para a Inclusão (30 pessoas); 2 Lares Residenciais (30+30 pessoas).

Estas novas respostas criarão 55 novos postos de trabalho e servirão mais 100 clientes com deficiência ou incapacidade. Será mais um passo na direção do sonho de dar resposta a quem dela precisa.

Atualmente a A2000 é constituída por 1327 sócios, atende/serve mais de 1000 clientes por ano e conta com 62 colaboradores. As suas contas são publicas e estão Certificadas Legalmente por Revisor Oficial e Contas Independente; e, para além da Certificação pela DGERT enquanto entidade formadora, apresenta também o Sistema de Gestão de Qualidade Certificado pelo EQUASS (European Quality Assurance for Social Services).

Contado parece ter sido um caminho fácil, mas, pelo contrário, os obstáculos estiveram sempre presentes, e de múltiplas naturezas, contudo a persistência nunca nos faltou e o medo nunca nos paralisou!

Olhando para todas as vidas que já tocamos e que já mudamos, resta-nos dizer “Tudo aqui já foi um sonho!”

Marina Teixeira,

Diretora Técnica

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JUNHO

7 de Junho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JUNHO

7 de Junho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JUNHO

7 de Junho, 2024
Skip to content