UF Galafura e Covelinhas viabiliza Espaço de Convívio para pessoas idosas  

No passado dia 24 de abril foi assinado, com pompa e circunstância, um protocolo de cooperação entre a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura, a A2000 e a União das Freguesias de Galafura e Covelinhas, com o intuito de continuar a dar uma resposta social à população idosa das freguesias através dos Espaços de Convívio.

Presente na iniciativa esteve Artur Soveral Andrade, deputado da Assembleia da República, que reiterou a sua disponibilidade total para levar os problemas da região à discussão no Parlamento. “A cadeira que tenho na Assembleia da República é de todos vós. Acabadas as eleições, temos que «despir» a camisola dos partidos e «vestir» a das pessoas, porque é para elas que trabalhamos. Neste sentido, sempre que necessitem de expor problemas que queiram ver discutidos, comuniquem-me, pois estou à vossa disposição. Aproveito para felicitar a congregação de esforços de várias entidades aqui presentes na criação de respostas sociais como esta, o que é de louvar”.

Eduardo Pinto, Vereador com o Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal do Peso da Régua, mostrou o seu contentamento com o aproveitamento do espaço para fins sociais. “O Município do Peso da Régua tem feito um esforço significativo na reabilitação de edifícios que não estavam a ser usados para os respetivos fins e que, por isso, apresentavam um alto risco de degradação. Em Galafura, é muito bom ver que o investimento que fizemos na reabilitação desta antiga escola primária vai ser aproveitado para atender uma população idosa que não tem, além desta, nenhuma outra resposta social aqui sediada”, realçou.

Fátima Teixeira, presidente da União das Freguesias de Galafura e Covelinhas, sublinhou a importância deste tipo de protocolos para o desenvolvimento da sua freguesia. “Ser autarca só faz sentido se for para servir os outros. E numa União de Freguesias como a nossa, todas as parcerias são fundamentais no sentido de nos possibilitar dar passos que, por maiores ou menores que possam ser, promovam a elevação da qualidade de vida das nossas gentes. Tendo em conta que vivemos numa região em que a população sénior tem uma grande prevalência no universo geral das nossas freguesias, providenciar serviços de apoio a este setor da população é uma dimensão obrigatória do nosso mandato. Neste sentido, é com grande satisfação que olho para os recursos que esta cooperação disponibiliza e sinto que podemos proporcionar a estes nossos fregueses uma série de experiências que reforçarão as suas competências e fomentarão o seu bem-estar social e integração na comunidade”.

Para António Ribeiro, este protocolo dá continuidade a uma ligação muito profícua da A2000 à freguesia. “Sou natural de Galafura, e além das minhas responsabilidades como presidente da Associação, sempre tive conhecimento das preocupações da população com o facto de não ter respostas sociais dirigidas à população sénior, uma lacuna que conseguimos colmatar durante estes anos. A União de Freguesias de Galafura e Covelinhas acolheu muito bem a A2000, e entre clientes e técnicos, a nossa presença nesta comunidade tem sido constante e será reforçada nos próximos tempos. O protocolo que hoje assinamos ilustra bem o clima de cooperação aqui existente, no qual a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura cede as instalações, a União de Freguesias financia e a A2000 executa, num espaço com condições excelentes para a realização destas atividades, graças ao investimento da Câmara Municipal do Peso da Régua neste fantástico trabalho de requalificação, que muito agradecemos”, afiançou o presidente da A2000.

José Manuel Martins, presidente da Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura, relembrou os anos de duração desta importante parceria para a população da freguesia, e até perspetiva o possível crescimento da mesma. “Foi em dezembro de 2018 que começaram a funcionar, neste edifício cedido pelo Município do Peso da Régua, os Espaços de Convívio de Galafura e Covelinhas. Desde então, além das atividades quinzenais que se desenvolviam com os clientes, fizemos várias iniciativas de angariação de fundos que, além de ajudarem a suportar despesas da Associação, deram alguma dinâmica social à freguesia. Graças às obras de reabilitação feitas pelo Município do Peso da Régua neste espaço, temos condições para dar continuidade a este trabalho, com o sonho de, no futuro, virmos a criar um Centro de Dia. Será difícil, mas de certeza que não é impossível”.

Para a coordenadora dos Espaços de Convívio da A2000, Paula Conceição, o novo acordo vem dar uma resposta mais robusta às necessidades dos clientes. “Os muitos idosos presentes ficaram a saber que, a partir de agora, o Espaço de Convívio de que já usufruíam quinzenalmente, passará a ser semanal, assim como puderam ver «in loco» 10 computadores cedidos pela A2000 para seu usufruto. Lembrar que esta resposta funcionará às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, nas instalações da antiga Escola Primária de Galafura. Os Espaços de Convívio da UF de Galafura e Covelinhas têm mostrado uma grande adesão da população local, e estou plenamente convencida de que agora, com o fim das restrições provocadas pela pandemia e os meses de bom tempo que se aproximam,  iremos ter uma presença ainda mais forte entre a população local”.

Gonçalo Novais, Técnico da A2000

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content