No âmbito da UFCD 3564- Primeiros Socorros o Curso 1- Ação 13 de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários a decorrer em Valpaços realizou uma visita à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários localizada nesta cidade.
Esta visita teve como objetivo identificar os diferentes tipos de acidente, quais os procedimentos a adotar em caso de paragem cardiorrespiratória ou dificuldades respiratórias e simular as compressões torácicas e insuflações, desobstrução da via aérea incluindo a manobra de Heimlich e a posição lateral de segurança.
O grupo foi recebido pelo Sr. Comandante Luis Nogueira e pelo Bombeiro de Segunda David Jesus , ambos bombeiros há mais de 20 anos, partilharam com o grupo a sua paixão pela profissão e proporcionaram uma formação de Suporte Básico de Vida, fazendo uma breve explicação sobre estes conceitos e de seguida permitir aos formandos o seu treinamento.
O grupo observou atentamente, colocou dúvidas e demonstrou interesse em aprender estas práticas pois desta forma sentem-se mais preparados para reagir em caso de uma situação real do quotidiano.
Depois da formação o Sr, Comandante fez uma visita guiada ao espaço mostrando as viaturas de emergência médica e de socorro, a Central de atendimento telefónico onde foi possível simular uma chamada de emergência e explicar todos os passos necessários para a sua correta realização.
Os Bombeiros Voluntários de Valpaços existem desde 1936 e são uma peça fundamental na comunidade local, com uma história marcada por dedicação, coragem e solidariedade. Têm como missão proteger vidas, bens e o meio ambiente, atuando em situações de emergência como incêndios, acidentes e outros desastres.
A equipa é composta por 86 membros voluntários e profissionais apaixonados pelo serviço à comunidade. São homens e mulheres de diferentes idades e origens, unidos pelo desejo de ajudar o próximo.
A missão dos Bombeiros Voluntários de Valpaços vai além do combate a incêndios pois também participam em ações de prevenção, campanhas de sensibilização e apoio em eventos comunitários. A sua presença é uma fonte de esperança e segurança para toda a população.
Com uma história rica e uma equipa dedicada, os Bombeiros Voluntários de Valpaços continuam a ser um exemplo de altruísmo e coragem, sempre prontos a atender às necessidades da sua comunidade com um sorriso no rosto e muita determinação. O seu lema é “Um Bombeiro nunca foge, recua para tomar balanço.”
Fica o agradecimento à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valpaços pela disponibilidade e simpatia com que receberam a A2000.
Isabela Lima, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.