Um Dia no Palácio  

No âmbito da UFCD 3522 APCDI- Tratamento de Plantas e Animais o Curso 12- Ação 1- Operador de Serviços Pessoais e Comunitários a decorrer em Poiares foi visitar os jardins do Palácio de Mateus.

O Palácio de Mateus, também designado por Solar de Mateus e Casa de Mateus, está situado na freguesia de Mateus, na cidade de Vila Real e foi mandado construir na primeira metade do século XVIII pelo 3º Morgado de MateusAntónio José Botelho Mourão.

O Palácio é constituído pela Casa principal, pelos jardins, a Adega e uma Capela.

Logo à chegada o grupo foi surpreendido pelo espelho de água que é nada mais nada menos que um lago rodeado de bela vegetação,  onde se reflete a casa principal do Palácio de Mateus.

Esta visita teve como objetivo conhecer alguns dos cuidados que os jardineiros deste espaço cultural têm no seu dia-a-dia para manter a flora existente nos jardins do Palácio sempre bem tratada e atrativa pois são visitados e admirados diariamente por centenas de turistas.

Esta visita também proporcionou ao grupo conhecer e apreciar a variedade de árvores, flores, plantas variadas e alguns monumentos que se encontram espalhados pelos jardins.

Foi possível observar linhas de sebes cuidadosamente podadas, canteiros de roseiras e camélias de variadíssimas cores, ciprestes e cedros centenários assim como, estátuas variadas.

O túnel dos Cedros é uma das curiosidades de Mateus. Foi da responsabilidade do 6º Conde de Mangualde, que, em 1948, manda plantar cerca de uma centena de ciprestes, que, religiosamente podados ao longo de décadas, formam agora um túnel de 37 metros.

Os jardins do Palácio de Mateus incluem ainda uma quinta onde foi possível observar os pomares e as vinhas que fornecem a matéria- prima para o famoso vinho Mateus Rosé produzido e comercializado neste local e consumido um pouco por todo o mundo.

Fica o agradecimento ao Palácio de Mateus por nos proporcionar esta experiência que muito nos enriqueceu culturalmente.

Curso 12- Ação 1– Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Isabela Lima, Formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content