Sem trabalho nada se faz…assim é a vida…e devemos colocar amor em tudo o que fazemos, o que obviamente nos traz satisfação e bem-estar.
Resumidamente o mês de fevereiro nos Espaços de Convívio foi isto e muito mais!
Apostámos nos trabalhos manuais, na reciclagem de materiais e demos alas à nossa imaginação – elaborámos umas máscaras personalizadas e giríssimas e, em cada Espaço de Convívio, uma moldura “gigante” decorada a preceito.
Se nas máscaras contava a inspiração de cada um, nas molduras o tema usado foi os “lenços dos namorados”, o que nos levou a uma lição de história de Portugal.
Com efeito, os Lenços Namorar Portugal (ou Lenços de Pedido), com origem no século XVIII, eram, segundo a tradição minhota, panos de linho ou de algodão alegremente bordados, com motivos florais, símbolos amorosos (corações, pássaros a voar, chaves, …) e mensagens em quadras num português arcaico, não raras vezes com erros ortográficos, evidenciando a falta de escolaridade das autoras. Quem os bordava eram raparigas simples dos meios rurais da região do Minho, que declaravam o Amor através desta forma de código. Depois de bordado, secretamente, faziam chegar o lenço ao amado e se este o usasse em público era sinal que o amor era correspondido, começando assim o namoro, não poucas vezes, às escondidas.
Nos Espaços de Convívio recordámos amores antigos e novos, e munidos de muita criatividade e cor decorámos as nossas molduras e homenageámos a nossa Cultura. Seguiram-se sessões fotográficas muito animadas que nos encheram a alma.
Entretanto, praticámos algum exercício físico com o jogo do Boccia e alguns passeios; partilhámos lanches; usámos as novas tecnologias (computador e tablet) e, claro, disfrutámos da companhia uns dos outros o que é sempre um antídoto para qualquer mazela.
Que venha março e, com ele, a primavera, o sol e o calor! Cá estaremos para os receber com a energia e alegria que nos carateriza, pois como alguém um dia disse “o segredo não é reformar por fora, pois o tempo invariavelmente irá corroer o exterior, mas renovar a mobília interior – a alma – para que esta permaneça com o humor dos dez, o viço dos vinte e o erotismo dos trinta anos.” Esta é a nossa missão, a missão dos Espaços de Convívio da A2000.
Paula Conceição,
Técnica da A2000