Um junho muito saudável… e de pouco sossego!  

Depois de um mês de maio tão atarefado com as inesquecíveis viagens de cruzeiro pelo Douro, seria de esperar que junho fosse aproveitado para recarregar baterias… só que não!

Apesar de a meteorologia nos ter brindado com muitos dias de tempo pouco convidativo para atividades ao ar livre, este não deixou de ser o mês de início das festas populares em Portugal, também assinaladas de forma muito vincada na nossa região e, como não podia deixar de ser, nos nossos Espaços de Convívio. A coordenadora do GPS, Paula Conceição, descreveu as atividades realizadas. “O mês dos santos populares é sempre vivido com alegria por todos nós e, em particular, pelas gerações de maior idade, mais vinculadas a estas tradições que, aliás, se celebram em algumas das freguesias onde residem os nossos clientes. Neste sentido, para comemorarmos este período à nossa maneira, fizemos decorações com bandeiras e arcos, dançámos e ainda aproveitámos para estimular as competências cognitivas dos nossos clientes através da criação de quadras populares giríssimas em cada Espaço de Convívio. Quando pensávamos que íamos ter um mês mais calminho depois da azáfama de maio, a verdade é que nos divertimos imenso com esta atividade!”.

Num mês de junho em que alguns dias chuvosos acabaram por tornar apelativas atividades de informação e exercitação da língua portuguesa, este período foi também aproveitado para discutir temas muito pertinentes, como enalteceu a coordenadora do GPS da A2000. “Depois de termos falado durante alguns meses de alguns dos Direitos Humanos inscritos e reconhecidos na Declaração Universal adotada pelas Nações Unidas, optámos por selecionar duas temáticas externas a este assunto, como foram a preservação do meio ambiente e a alimentação. Começando por este último tema, tivemos uma conversa sobre formas de prevenção da obesidade e fizemos algumas fichas de estimulação cognitiva sobre o tema. Quanto à questão ambiental, fizemos um debate sobre o tema e fiquei muito agradada com a sensibilidade dos nossos clientes sobre esta questão. Longe de ser uma preocupação das novas gerações, a defesa do meio ambiente passou a ser uma prioridade de todos. Houve ainda tempo de fazermos uma oração pela natureza, de modo a reforçar a nossa fé de que conseguiremos encontrar a melhor forma de proteger o nosso planeta para as gerações atuais e futuras”.

Técnicos do GPS

Os Espaços de Convívio da A2000 desenvolvem-se atualmente no Concelho de Peso da Régua, nas seguintes freguesias: União de Freguesias de Poiares e Canelas; União de Freguesias de Galafura e Covelinhas; e no Concelho de Santa Marta de Penaguião nas freguesias: União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane; União de Freguesias de Louredo e Fornelos; Freguesia de Sever; Freguesia de Alvações do Corgo; e Freguesia de Fontes.

Os Espaços de Convívio tem como parceiros e financiadores: a União de Freguesias de Galafura e Covelinhas e a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura; o Município de Santa Marta de Penaguião; a União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane; a União de Freguesias de Louredo e Fornelos; a Freguesia de Sever; a Freguesia de Alvações do Corgo e a Freguesia de Fontes.

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content