Um novo mês, um novo ar, uma nova “casa”!

Clientes do CAARPD exploram as novas instalações da A2000 e realizam atividades

Foi já na nova «casa» da A2000 que os clientes do CAARPD puderam conhecer as magníficas instalações outrora pertencentes ao Colégio Salesiano de Poiares, com um mês repleto de atividade, dentro e fora de portas!

O contentamento dos clientes da A2000 com as novas instalações foi imediato e, tal como os próprios fazem questão de referir, setembro começou “da melhor forma”. “Desde que vimos o espaço, ficámos logo a saber que seria possível realizarmos várias atividades ao ar livre e assim o fizemos. Durante este mês, conseguimos aproveitar para nos dedicarmos à horta e um pouco à jardinagem. Aproveitámos ainda para tratar dos vasos e preparar a terra para receber nova plantação, e ainda nos dedicámos a apanhar fruta, como o caso dos figos e das uvas”, referem.

Contudo, o mês intenso de afazeres também abrangeu tarefas dentro das instalações. “Nem sempre estivemos por fora em setembro, pois tivemos muitas atividades divertidas que foram realizadas no interior da nossa sala. Durante este mês, fizemos um pouco de tudo. A nível de trabalhos manuais dedicámo-nos a decorar latas para enfeitar os espaços da associação ou a criar placas de identificação para usarmos na horta com vários legumes, entre outras atividades. Como também é importante trabalhar o corpo, realizámos várias atividades físicas, aproveitando o ginásio e ainda os campos exteriores, onde fizemos atividades de circuitos e de andebol, no qual andámos a aprender as regras básicas de diversas modalidades desportivas, assim como os vários tipos de passes. Como não é só o corpo que precisa ser trabalhado, mas também a mente, durante este mês realizámos muitas atividades voltadas para o dinheiro, de modo a percebermos como o podemos usar. As nossas competências escritas foram também exercitadas, através da cópia e criação de frases”, descreveram.

Por fim, a chegada de uma nova estação do ano foi também assinalada de uma forma especial. “Para terminarmos o mês com o devido valor, dedicámos uma atividade à estação do ano que se iniciou no dia 23 de setembro, o outono. Neste sentido, alterámos a decoração da nossa caixa das estações, e fizemos elementos indicativos deste período do ano. Aproveitámos ainda o início da queda das folhas para darmos um toque diferente aos nossos trabalhos, e assim fomos apanhar algumas para decorarmos uns desenhos. Temos a certeza que durante o próximo mês vamos fazer atividades ainda mais especiais e divertidas”, acreditam. Num período em que o verão se despediu de nós até ao próximo ano, foi um mês fortemente preenchido o setembro, com os clientes do CAARPD (Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade) da A2000 a serem testados em várias das suas capacidades. A diversidade de competências exercitadas preencheu uma boa parte do tempo do grupo. “Durante o mês de setembro, a diversidade de atividades que desenvolvemos marcou boa parte dos nossos dias. Começámos por trabalhar os números através de identificação, associações e cálculos, com o intuito de dar continuidade ao trabalho já realizado dentro do cálculo mental, bem como a realização de compras fictícias para trabalharmos o dinheiro e efetuarmos trocos. Seguiram-se atividades para desenvolver competências de raciocínio e de orientação temporal. Neste sentido, trabalhámos a perceção do tempo, e como este pode ser medido em horas, dias, semanas, meses e estações do ano. Realizámos também atividades para desenvolver a orientação espacial, nomeadamente a estruturação espacial e a orientação em relação a outros objetos”. Num mês em que houve tempo de conhecer as novas instalações da A2000 em Poiares, aproveitadas para um passeio ao ar livre e pelo desfrutar dos últimos momentos deste verão, o grupo do CAARPD deu ainda largas à sua criatividade numa atividade temática realizada em meados de setembro. “A meio do mês demos início a um tema novo, que foi desenvolvido ao longo de algumas sessões, intitulado “O milho”. Começámos por fazer uma pesquisa sobre o tema, visualizámos vários vídeos onde víamos as várias etapas, desde o plantio até à chegada à nossa mesa e, de seguida, descascámos espigas de milho e percebemos que não é uma tarefa muito fácil, tanto mais que para a maioria de nós, foi a primeira vez que o fizemos. A terminar o mês, aproveitámos o tema para desenvolver a nossa criatividade, e resolvemos reproduzir uma espiga, recorrendo a milho e papel crepe”.

Técnicos e Clientes do CAARPD

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content