UM PASSEIO POR LAMEGO

Formandos da A2000 num monumento da cidade de Lamego

No dia 15 de outubro fizemos uma visita à cidade de Lamego, previamente agendada com a equipa formativa da Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento em consonância com os formandos do Curso 3 – Ação 1 – Assistente Familiar de Apoio à Comunidade, de Armamar.

Estava um lindo dia de sol, apesar de no início do dia estar frio. Saímos de Armamar por volta das 9.30 h e chegámos a Lamego às 10.15 h.

O primeiro monumento visitado foi o Castelo. À entrada estava a guia que, resumidamente, nos informou da história do monumento, desde a sua origem até à atualidade. Explicou-nos desde a sua inicial edificação pelos Mouros e dos restauros que têm vindo a ser feitos até ao presente momento e, por fim, convidou-nos a visitar o emblemático monumento. Porém, só nos foi permitido visitar algumas partes, como por exemplo a masmorra e a parte onde estava uma janela, de onde se avistava uma deslumbrante paisagem sobre Lamego e via toda uma área distante pertencente à região do Douro e do Varosa.

Agradecemos à senhora, que era a guia responsável não só pelo atendimento como também pela explicação do historial do respetivo monumento, e descemos a rua para irmos almoçar. Visitámos ainda a Cisterna (localizada no Bairro do Castelo, no interior do reduto muralhado que protegia a cidade) e, pelo que descobrimos, é justamente considerada uma das mais notáveis cisternas urbanas do período medieval. Aqui vimos um esqueleto de uma pessoa que viveu justamente nessa época. No entanto, como o tempo urgia, não tivemos oportunidade de explorar pormenorizadamente este monumento.

Em seguida, e rapidamente, fomos almoçar. Felizmente ainda havia comida ao gosto de todos tanto em quantidade como qualidade e preço, que era acessível a todos nós!

Chegaram as 14 horas, partimos em visita à Nossa Senhora dos Remédios e, quando lá chegámos, demos conta que se estava a realizar um casamento e um batizado. Como estávamos impedidos de visitar a Igreja, contemplámos a paisagem, as estátuas dos Reis que passaram por Lamego e a famosa escadaria (aproveitámos para tirar muitas fotografias).

A visita à cidade de Lamego e aos seus monumentos emblemáticos foi encarada de forma interessante e didática. Valeu a pena e por esse motivo agradecemos à A2000 por nos ter proporcionado esta visita e agradecemos também à formadora Sofia Barros, que foi a impulsionadora desta situação, bem como à coordenadora do nosso curso, a Drª. Lara, por nos dar a permissão.

O nosso muito obrigado em nome de todos os formandos!

O formando, Manuel Cid

Curso 3 – Ação 1 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content