Uma Parceria de Sucesso com a APCC

Logotipos da APCC e do Centro Qualifica

No final do ano 2017, a A2000 e o Centro Qualifica da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, estabeleceram uma parceria, com o objetivo de desenvolver processos de RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de modo a permitir o aumento das habilitações escolares dos formandos da A2000.

O processo de RVCC permite ao candidato demonstrar competências que adquiriu ao longo da vida e em diferentes contextos, possibilitando-lhe obter uma certificação escolar correspondente às competências que demonstra ter.

Este processo apresenta ainda como vantagens:

– Maior facilidade de integração e mobilidade no mercado de trabalho, uma vez que as entidades procuram colaboradores com níveis académicos e profissionais mais elevados;
– Espelho das qualificações que as pessoas possuem;
– Valorização pessoal e profissional;
– Acesso a novos percursos formativos.

Desde o início desta parceria já foram desenvolvidos 46 processos que permitiram aos formandos obter certificação dos seguintes níveis:

– B1 (4.º ano) – 8 formandos;
– B2 (6.º ano) – 16 formandos;
– B3 (9.º ano) – 22 formandos.


Esta cooperação tem sido bastante positiva, pois permite aos formandos da A2000 aumentar as suas habilitações escolares e, até muitas vezes, obterem a escolaridade mínima obrigatória. Este aumento da escolaridade já teve impactos na vida de alguns formandos, nomeadamente a possibilidade de concorrerem a ofertas de trabalho que anteriormente lhes estavam vedadas bem como terem direito retribuições mais elevadas.

A A2000 reconhece e valoriza a importância do trabalho em parceria pois acredita que quando entidades focalizadas nas suas atividades e nos seus objetivos se unem no desenho e execução de projetos conjuntos, o resultado tende a ser mais positivo. A importância de estabelecer parcerias com outras entidades/instituições passa também por uma política de cooperação onde seja possível unir esforços no sentido de criar mais valias para a comunidade onde estão inseridas.

Lara Carnide, Coordenadora Pedagógica

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content