O Curso 1 – Ação 6 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários a decorrer na sede da A2000 – Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento, em Poiares desenvolveu uma atividade formativa centrada na pesquisa e registo da informação. Esta atividade teve como objetivo principal consolidar competências fundamentais no tratamento de conteúdos informativos.
Entre os objetivos da atividade destacaram-se a compreensão e interpretação de textos informativos, a seleção criteriosa da informação relevante e o registo exclusivo dos dados necessários, promovendo a síntese e a clareza na organização da informação recolhida.
O grupo começou por analisar um conjunto de textos simples de carácter informativo-funcional, a partir de um tema previamente definido pela formadora. Ao longo do trabalho, os formandos foram desafiados a interpretar os textos de forma rigorosa, identificando e selecionando apenas os conceitos essenciais.
Após, realizaram o registo da informação analisada seguindo um conjunto de tópicos fornecidos pela formadora.
Esta iniciativa permitiu aos formandos desenvolver competências práticas como a capacidade de pesquisa autónoma, análise crítica e organização eficaz da informação. A atividade revelou-se, assim, um contributo significativo para o aprofundamento dos conteúdos trabalhados e para o desenvolvimento de metodologias eficientes.
Curso 1 – Ação 6 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Ana Marisa Camilo, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.





