Universidade FM abriu portas a formandos da A2000

Formandos visitam instalações da Universidade FM

Uma das mais conceituadas rádios da região, a Universidade FM, abriu as suas portas aos formandos do curso 9 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, de Santa Marta de Penaguião, que assim tiveram uma oportunidade privilegiada de conhecer o que se faz no fantástico mundo da comunicação!

Guiados pela jornalista Mila Brigas, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a forma como trabalha uma das melhores rádios transmontanas da atualidade, bem como os diversos materiais e equipamentos usados no trabalho diário da estação.

Para Marlene Azevedo, formadora da A2000, o conhecimento de toda uma dinâmica de funcionamento interna de um órgão de comunicação, foi um dos aspetos mais enriquecedores da visita. “O primeiro estúdio que visitámos era composto por material que é utilizado em serviço externo, e foi-nos mostrada a forma de utilização e os equipamentos necessários para essas entrevistas. No segundo estúdio, conhecemos todos os equipamentos utilizados para gravação, e descobrimos todas as especificidades que esse mesmo estúdio tem que conter relacionados com o isolamento do som. Esta visita foi muito interessante para todos, pois existem técnicas e materiais que não fazíamos ideia que existiam”.

Por sua vez, os formandos da A2000 destacaram a possibilidade de experimentar alguns desses equipamentos como um momento marcante da visita. “O melhor da visita aconteceu quando tivemos a possibilidade de simular uma entrevista, onde encarnávamos o papel de jornalistas e de entrevistados. Gravámos e, de seguida, ouvimos as gravações! Nesse momento deu para entender a forma como as nossas vozes modificam ao serem gravadas. Foi uma experiência única!”, frisaram, além de se terem mostrado surpreendidos com a quantidade de procedimentos necessários à produção dos vários conteúdos da rádio. “Pudemos assistir a uma emissão de notícias em direto e, realmente, não fazíamos ideia que eram necessários tantos cuidados. Conseguimos perceber as características da rádio, tais como o estilo de música que costumam colocar no ar e as notícias que marcam a atualidade da região. Por tudo isto, queremos desde já agradecer a disponibilidade e receção de toda a equipa da rádio Universidade FM por nos ter proporcionado uma manhã diferente, recheada de conhecimentos e novas oportunidades”.

Curso 9 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II (Santa Marta de Penaguião)

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content