Aproximam-se as férias e com elas o merecido período de descanso. As férias representam muito mais do que uma simples pausa nas rotinas do dia a dia — são uma oportunidade de crescimento pessoal, de reforço dos laços sociais e de promoção da inclusão.
Assim, o Curso 9- Ação 1 de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários a decorrer em Tabuaço aproveitou o último dia de julho para realizar um piquenique e conviver de forma descontraída e divertida. Este momento teve lugar no Jardim do Calvário onde o ar puro e as belas paisagens de fundo contribuíram para a boa disposição entre os formandos e a formadora, onde para além de um belo repasto também se dançou, cantou e jogou futebol, raquetas, cartas e outras brincadeiras que proporcionaram muitas gargalhadas e sorrisos.
Para a maioria do grupo o mês de agosto é esperado com muita expectativa pois significa rever família e amigos, festas e romarias populares e também algum trabalho no campo. As suas aldeias ganham uma nova vida com os emigrantes a regressarem à sua terra natal, com mais pessoas nas ruas, nos cafés, mais ruído, mais música e mais alegria.
Para além de “matarem saudades” este período permite aos nossos formandos fortalecerem os laços com os familiares que estão fora do país, promover a empatia entre pares e permitir vivências partilhadas que muitas vezes perduram para a vida. Além disso, estes momentos são fundamentais para a saúde mental e emocional, ajudando a reduzir o stress e a ansiedade.
Desejamos que seja um mês fantástico, cheio de boas memórias e momentos inesquecíveis!
Até setembro.
Isabela Lima, Formador
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.