Vida de Bombeiro

No âmbito da UFCD 3564- Primeiros Socorros, os formandos do Curso 1- Ação 2 de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Baião, foram visitar Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baião.

Esta visita teve como objetivo conhecer os procedimentos necessários no caso de dificuldades respiratórias na situação de socorro de urgência e na reanimação cardiorrespiratória, para que cada um possa estar mais bem preparado no futuro, em caso de necessitar de prestar Primeiros Socorros a um familiar, amigo ou desconhecido.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baião comemora este ano 62 anos de existência e conta atualmente com cerca de 100 elementos no seu corpo ativo, entre eles 4 elementos do comando. Atua em cerca de dois terços do concelho de Baião, dividindo esta árdua tarefa com a Corporação de Santa Marinha do Zêzere.

Os formandos começaram por conhecer as instalações desta associação nomeadamente:  a central telefónica, onde foi possível assistir a uma simulação de chamada de emergência, o salão nobre, as camaratas, as áreas de lazer, a lavandaria, o bar/ refeitório e as garagens com as viaturas de transporte de doentes, de combate a incêndios florestais e urbanos onde o grupo teve oportunidade de ouvir uma breve explicação sobre a diversas funções de cada uma das viaturas.

De seguida, o grupo foi encaminhado para uma sala onde decorreu uma pequena ação de formação sobre Suporte Básico de Vida.  Aqui foram explicados e simulados todos os procedimentos a ter em conta em caso de paragem cardiorrespiratória e o uso correto de um DAE (desfibrilhador automático externo), assim como a Manobra de Heimlich em caso de engasgamento e consequente obstrução da via aérea, os sintomas de um AVC e como agir em caso de ataque de epilepsia.

Fica o agradecimento ao Sr. Comandante Alexandre Pinto, ao Sr. Presidente José Arlindo Azevedo, ao Bombeiro de Segunda Tiago Ribeiro e os Bombeiros de Terceira João Ramos, Leandra Vieira e Inês Carvalho pela receção e total disponibilidade em receber o grupo de formação e passagem de conhecimentos.

Foi uma manhã muito produtiva e rica em aprendizagens e partilhas.

Isabela Lima, Formadora

A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade” foi apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

Notícias Relacionadas

A2000

9 de Agosto, 2024

Integração Profissional em Mesão Frio, Santo André

9 de Agosto, 2024

MUDAT – A mudança começa em ti!

9 de Agosto, 2024
Skip to content