Visita à Barragem da Torre do Pinhão

Formandos mostram desenho do curso da água

A água é provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspetos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais da sociedade.

É um recurso natural essencial, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, e como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Verifica-se assim que há necessidade do manejo adequado dos recursos hídricos, de modo a garantir a água na qualidade e quantidade desejáveis aos diversos fins. Este é um dos grandes desafios da humanidade, saber aproveitar os seus recursos hídricos, de forma a garantir os seus múltiplos usos, hoje e sempre.

Nesta perspetiva, a turma do curso 7 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, a decorrer em Vila Real, visitou a Barragem da Torre do Pinhão bem como a sua ETA – Estação de Tratamento de Água. O objetivo principal da visita foi verificar e aplicar todo o conhecimento adquirido em sala de aula na UFCD 3530 – Produção Alimentar – Aquisição e Armazenagem, tendo como foco os seguintes objetivos específicos:

· Explorar as boas práticas da fabricação da água.

· Enumerar os procedimentos de higienização das instalações, equipamentos e utensílios referentes à água.

À chegada foi-nos mostrada a Barragem da Torre do Pinhão, a sala das máquinas, bem como um aspeto muito interessante e importante, que foi o facto de aquando da construção da barragem, ter sido criada uma passagem para lontras de forma a não prejudicar o seu habitat natural.

Após a visita à Barragem, fomos encaminhados até à ETA, onde pudemos observar todos os processos de tratamento de água antes de chegar às torneiras das nossas casas.

Foi uma visita muito importante para todos os formandos pois deu-lhes a oportunidade de constatarem todos os aspetos abordados na sala de formação relativamente à água e à importância da sua qualidade.

Agradecemos ainda a ótima receção por parte dos funcionários das Águas do Norte.

Graciana Coelho, Formadora

Notícias Relacionadas

Lealdade e Solidariedade: Reflexão sobre a Nobreza do Humano

10 de Junho, 2025

Integração profissional da Jéssica Morgado e da Lusia Ruivo na Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães

10 de Junho, 2025

II Rota de Clássicos: um passeio solidário pelo Douro!

10 de Junho, 2025
Skip to content