Visita à Barragem da Torre do Pinhão

Formandos mostram desenho do curso da água

A água é provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspetos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais da sociedade.

É um recurso natural essencial, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, e como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Verifica-se assim que há necessidade do manejo adequado dos recursos hídricos, de modo a garantir a água na qualidade e quantidade desejáveis aos diversos fins. Este é um dos grandes desafios da humanidade, saber aproveitar os seus recursos hídricos, de forma a garantir os seus múltiplos usos, hoje e sempre.

Nesta perspetiva, a turma do curso 7 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, a decorrer em Vila Real, visitou a Barragem da Torre do Pinhão bem como a sua ETA – Estação de Tratamento de Água. O objetivo principal da visita foi verificar e aplicar todo o conhecimento adquirido em sala de aula na UFCD 3530 – Produção Alimentar – Aquisição e Armazenagem, tendo como foco os seguintes objetivos específicos:

· Explorar as boas práticas da fabricação da água.

· Enumerar os procedimentos de higienização das instalações, equipamentos e utensílios referentes à água.

À chegada foi-nos mostrada a Barragem da Torre do Pinhão, a sala das máquinas, bem como um aspeto muito interessante e importante, que foi o facto de aquando da construção da barragem, ter sido criada uma passagem para lontras de forma a não prejudicar o seu habitat natural.

Após a visita à Barragem, fomos encaminhados até à ETA, onde pudemos observar todos os processos de tratamento de água antes de chegar às torneiras das nossas casas.

Foi uma visita muito importante para todos os formandos pois deu-lhes a oportunidade de constatarem todos os aspetos abordados na sala de formação relativamente à água e à importância da sua qualidade.

Agradecemos ainda a ótima receção por parte dos funcionários das Águas do Norte.

Graciana Coelho, Formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content