Visita à Biblioteca Municipal da cidade da Régua e à Biblioteca Municipal de Vila Real

Bibliotecas municipais do Peso da Régua e Vila Real

O curso 9 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, realizou uma visita de estudo à Biblioteca Municipal da Cidade da Régua.

Esta visita está inserida nos conteúdos de formação base Linguagem e Comunicação e teve como objetivo fomentar nos formandos o gosto pela leitura, a aquisição de hábitos de leitura e participar em atividades interpessoais e de grupo respeitando as regras em diversos contextos.

Através desta visita os formandos tiveram a oportunidade de observar como é o espaço físico de uma biblioteca e como está organizado, como é efetuado o arquivo dos livros, que tipo de atividades são desenvolvidas e o que devem fazer para poderem requisitar livros. Os formandos mostraram-se muito interessados durante toda a visita e colocaram várias questões de forma a esclarecer algumas dúvidas. Visitaram todas as secções e por fim procederam à visualização de um filme.

No que se refere à postura evidenciada pelos formandos durante a visita de estudo há que valorizar e elogiar o seu ótimo comportamento, o respeito máximo pelas regras elementares de conduta e pelas instruções que tiveram que cumprir durante a visita, o convívio saudável com a formadora num ambiente diferente do existente no dia-a-dia e um sentido de responsabilidade verdadeiramente exemplar.

Graciana Coelho, Formadora da A2000

No mês de Outubro o curso 7- Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II,   que está a decorrer em Vila Real no Centro de Formação Profissional, visitou a Biblioteca Municipal da cidade de Vila Real.

Esta visita foi realizada no âmbito da formação base de Linguagem e Comunicação ministrada pela formadora Graciana Coelho.

Quando chegamos à biblioteca fomos bem recebidos pelos seus funcionários e começamos por explorar as salas onde temos de permanecer em total silêncio, pois as pessoas que lá vão estão a estudar e a ver filmes e precisam de estar muito concentradas.

De seguida fomos ver o piso dedicado ao público infantil. Este espaço é um pouco mais descontraído e existem muitos livros de histórias infantis, bem como mobiliário adequado a este público.

Por fim foi-nos mostrado o arquivo onde se encontram livros com centenas de anos que estão a ser recuperados, pois o seu estado de deterioração já não permite que estes sejam consultados.

Gostei muito desta visita, pois aprendi muito e permitiu-me conviver com os colegas e com a formadora, num espaço diferente e de forma mais descontraída.

Ana Sousa, formanda curso 7- Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II – Vila Real  

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content