Visita à Biblioteca Municipal da Régua e às Instalações da A2000 em Santa Marta de Penaguião

Formandos sentados na biblioteca

No passado dia doze de Dezembro, os clientes do Curso 8 – Auxiliar de Serviços II de Tabuaço da parte da manhã visitaram a Biblioteca Municipal da Régua e de tarde as instalações e os serviços da A2000 em Santa Marta de Penaguião.

Estas duas visitas inseriram-se nas UFCD´s Linguagem de Comunicação e Cidadania e Empregabilidade, tendo como objetivos reconhecer a importância da leitura de livros; nomear os diversos estilos literários; identificar diversos autores e conhecer as instalações da A2000 e os serviços prestados pela instituição.

De manhã os clientes foram recebidos pelo Doutor António Pereira que fez uma breve abordagem sobre a importância da leitura e das visitas regulares a uma biblioteca. Explicou que a Biblioteca não é apenas um local que serve para ler livros, pois o espaço da Biblioteca da Régua tem diversos espaços como por exemplo um específico com jornais atualizados para os cidadãos se manterem informados, um outro local onde as pessoas podem ouvir música e ver filmes, têm também diversos espaços onde se pode estudar de forma sossegada e realizar trabalhos de grupo. Referiu alguns autores Portugueses de renome, alguns deles conhecidos pelos formandos.

Seguidamente, os clientes da A2000 fizeram uma visita guiada por todos os espaços existentes na Biblioteca, sendo que o Doutor António explicou que antigamente aquele espaço era uma casa, daí a sua ornamentação bastante rica e com muita ostentação.

Por fim, os formandos visitaram a parte infantil da Biblioteca que está decorada com diversos trabalhos de crianças e tem uma decoração bastante distinta, com cores mais alegres e muito menos ornamentada.

De tarde, os formandos de Tabuaço visitaram as instalações da A2000 em Santa Marta de Penaguião, fazendo uma visita guiada às mesmas e posteriormente foram conhecer os clientes do CAARPD (Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para pessoas com Deficiência ou Incapacidade). Por fim foi-lhes explicado, pela Coordenadora da Formação, Dra. Lara, pela Dra. Ana Augusto (CRIP) e pela Terapeuta da Fala Tamára como funcionam ao vários serviços existentes na A2000. Assim, os clientes ficaram a conhecer o CAARPD, o CRIP (Centro de Recursos para a Inclusão Profissional), o GPS (Gabinete Psicossocial) e a IPI (Intervenção Precoce na Infância).

Foi um dia diferente e bastante produtivo, pois os clientes ficaram a conhecer a sede da A2000 e os serviços prestados pela mesma que tanto ansiavam.

Curso 8 – Auxiliar de Serviços Gerais II, Tabuaço

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content