Visita à Biblioteca Municipal de Baião  

No passado mês de janeiro, mais concretamente no dia 14 de janeiro, foi inaugurada a Biblioteca Municipal António Mota.

Para surpresa dos formandos, fomos simpaticamente recebidos pela Professora Marília Azeredo, em tempos, colaboradora da A2000. Foi um feliz reencontro! A tarde começou com uma visita ao belo edifício de 3 andares. Na entrada principal, a Prof. Marília fez-nos o acolhimento, informação e orientação. Neste piso encontra-se o balcão de atendimento, sala de formação, cafetaria e instalações sanitárias, um terraço com uma vista incrível para as montanhas e o acesso aos pisos inferior e superior, quer por escadas, quer por elevador. De seguida fomos ao piso inferior onde se encontra a secção infantil e a área de animação para atividades diversas. Por fim, no piso superior encontra-se a secção com livros para adultos e espaços de trabalho.

No decorrer da visita, tivemos a oportunidade de conhecer os vários serviços que a Biblioteca disponibiliza: empréstimo domiciliário, serviço de referência, acesso à internet (incluindo Wi-Fi) e realização de atividades de promoção do livro e da leitura destinadas à comunidade escolar e também ao público em geral.     

Depois de realizada a visita pela Biblioteca, chegou o momento de cumprir o objetivo da mesma. Esta visita está inserida na UFCD À Descoberta das Inter-relações entre Espaços, com o objetivo de pesquisar informação sobre grandes temas da História de Portugal – Formação de Portugal, Os Descobrimentos, Revolução de 25 de Abril e adesão à EU. Os formandos foram divididos em grupos de trabalho, tendo cada grupo a responsabilidade de pesquisar um dos temas para, posteriormente, realizar uma partilha da informação recolhida na sala de formação. Foi um momento de alguma agitação e entusiasmo a descoberta do funcionamento da Biblioteca, a forma como se pesquisa a informação, a disposição dos livros e até os próprios livros.

No final, todos ficamos bastante surpreendidos com a nova Biblioteca, é um belíssimo edifício, novo e moderno, bem localizado e bem equipado e com profissionais sempre disponíveis para nos acolher e orientar. Para a maioria, esta foi a primeira ida a uma Biblioteca e o primeiro contacto com livros, além dos manuais escolares. Todos ficaram bastante surpreendidos com a informação disponível na Biblioteca e com vontade de voltar para mais pesquisas.  

Curso 5- Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Sandra Pinto, Formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content