Visita à Biblioteca Municipal de Chaves

Formandos à porta da biblioteca

No dia 15 de fevereiro de 2019, os formandos do Curso 11 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, de Chaves, realizaram uma visita de estudo às instalações da Biblioteca Municipal, no âmbito das atividades desenvolvidas na UFCD Linguagem e Comunicação.

A Biblioteca disponibilizou uma pessoa que nos fez uma extraordinária visita pelas diferentes zonas da Biblioteca.

Começámos por ver a exposição dos alunos da Escola dos Aregos, na sala multiusos junto à receção.

Seguidamente, fomos ver três salas que não estão abertas ao público: a sala de arquivo dos livros antigos, onde nos foram mostrados dois missais, verdadeiros ex-libris da biblioteca e onde o senhor nos explicou os cuidados a ter ao manusear aquele tipo de livros (usar luvas, não tirar fotocópias ou fotografar). Foi-nos também dito que a biblioteca possui os fac-símiles das duas primeiras obras em Língua Portuguesa a serem impressas em Portugal, mais precisamente em Chaves, de seu nome “Sacramental” e “Tratado de Confissom”, sendo que, os originais foram levados pela altura dos descobrimentos para o Brasil e estão na Biblioteca do Rio de Janeiro. De seguida fomos à segunda sala de arquivo, que é uma sala onde estão guardados os livros que são doados por autores ou por outras pessoas, e que por já terem exemplares expostos ficam ali guardados. Por último, vimos a sala de restauro, onde uma senhora repara os livros que se vão deteriorando e compila os exemplares do jornal local “A Voz de Chaves”, em livro, para posterior consulta.

Após a visita a estas salas subimos ao piso um, aberto ao público, onde pudemos ler e consultar vários géneros textuais, usar computadores e internet, ver filmes ou ouvir música. No piso dois encontrámos uma sala dedicada às crianças, com vários géneros de obras, computadores, filmes, música e fantoches.

A Biblioteca está equipada com elevadores, para que desta forma as pessoas com deficiência motora se possam facilmente deslocar por todos os pisos.

Foi uma visita muito interessante, pois não imaginávamos as coisas incríveis que havia na nossa biblioteca e o quanto pode ser divertido frequentá-la!

Curso 11 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II (Chaves)

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content