Visita à G.N.R

Formandos à entrada de posto da GNR

No dia 18 de Julho, pelas 9.30 horas, os formandos do Curso 3 – Auxiliar de Serviços Gerais realizaram uma visita ao destacamento territorial da GNR de Chaves. A visita foi guiada pelos cabos Paulo Penso, Vasco Marquês e ainda pelo guarda principal Ricardo Pereira.

Iniciámos a visita, assistindo à saída de agentes em motos, viaturas ligeiras e de todo o terreno que foram acompanhar os ciclistas no percurso Km0 de Chaves – Faro, pela N2.

De seguida assistimos a uma pequena palestra sobre a GNR e o conjunto das Forças Armadas. Ficámos assim, a saber quais os requisitos de admissão para o curso de formação de guardas da GNR. Ficámos a conhecer também a existência de algumas campanhas que a GNR leva a cabo junto das populações locais (principalmente crianças e idosos), por exemplo, “ escola segura” e a “prevenção de burlas ”, entre outras. Falaram também no grande papel que têm no combate aos incêndios florestais (GIPS), assim como no transporte de órgãos – a GNR tem uma equipe especializada, que efetua o transporte de órgãos para vários centros hospitalares em todo o território nacional, após serem contactados pela unidade de saúde que detém o órgão a ser transportado. Tendo esta equipe especializada como missão, fazer o transporte em devida segurança e chegar ao destino no menor tempo possível, para assim, salvar mais uma vida.

Em caso de emergência, a GNR pode ser contatada através do 112.

Terminada a palestra, demos início à visita das instalações: escritórios, celas, refeitório, biblioteca, cavalaria, oficina de mecânica, ginásio (utilizado pelos agentes para poderem descontrair e se manterem em forma) e por fim, o bar. Além disso tivemos oportunidade de ouvir e de participar num ensaio da banda musical da GNR, que está ao dispor da população em geral, principalmente das crianças e idosos. Esta banda é composta por elementos/agentes da GNR que atuam no âmbito de ação social.

No fim desta visita ainda tivemos direito a um cafezinho e a uma água fresquinha, oferecidos pelos agentes no bar. 

Aproveitamos para agradecer aos agentes a segurança e o apoio que nos oferecem diariamente enquanto cidadãos. Assim como agradecemos, todo o apoio e tempo dispensado nesta visita, pois fomos muito bem recebidos e tratados. Estamos gratos por toda a atenção.

Curso 3 Auxiliar de Serviços Gerais – Chaves

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content