No passado mês, os clientes de Tabuaço, do curso 8 – Auxiliar de Serviços Gerais II, deslocaram-se a Vila Real, à Lavandaria 5àsec, localizada num espaço do Continente, para assistir ao processo da limpeza a seco.
Inserida na UFCD 3523 – Lavandaria e Tratamento de Roupa, a visita teve como objetivos visualizar os procedimentos a ter na lavagem da roupa a seco e reconhecer a utilidade desta limpeza.
À espera, encontrava-se a senhora Vera, empresária do ramo, com duas lojas em franchising, na cidade de Vila Real, uma localizada num espaço do Nosso Shopping e outra num espaço do Continente.
Não se poderia esperar melhor “professora”! Com um dom notável de comunicação, a senhora Vera não só transmitiu e pôs em prática todos os seus conhecimentos nesta área – etapas necessárias para uma limpeza a seco eficaz, como também mostrou as instalações e algumas máquinas que habitualmente são imprescindíveis numa lavandaria.
“A limpeza da roupa a seco não é tão seca assim”, afirmou a mesma, isto porque a diferença da lavagem a seco em relação à lavagem normal é que, em vez de água, as roupas são tratadas com um solvente químico – que não deixa de ser um líquido. A limpeza a seco é um processo que combina uma ação mecânica à eficácia de um solvente – como por exemplo, o percloroetileno.
Neste processo de limpeza, a roupa não encolhe nem se deforma, isto porque o solvente tem um efeito contrário ao da água, que entufa a fibra dos tecidos e quando a roupa seca, desfigura-se.
A máquina utilizada para este processo é semelhante a uma máquina de lavar, embora maior e ter como característica o seu modo de operar. Em circuito fechado, o solvente é recuperado, filtrado e reutilizado no ciclo de limpeza seguinte.
O profissional que tem a cargo esta tarefa – limpeza a seco, inicia o processo inspecionando a roupa em busca de nódoas e manchas. Para cada tipo, como gordura, tinta, sangue ou molhos, aplica manualmente um produto químico específico, tirando as mesmas, com a ajuda de pequenas pistolas de ar comprimido a vapor e escovas.
Num segundo período, coloca a roupa na máquina automática e juntamente com o solvente – percloroetileno, é lavada e centrifugada. Ainda dentro da máquina é acionado um sistema de ar quente que só desliga quando as peças estiverem completamente secas.
Por último, após sair da máquina, a roupa é novamente examinada. Se restarem manchas e/ou nódoas, ela volta ao pré-tratamento e à máquina.
Depois de exemplificar todo este processo, a profissional referiu que a lavandaria possui uma gama de produtos que branqueiam, desengorduram, purificam e amaciam, de acordo com a necessidade dos têxteis. Acrescentou, dizendo que a 5àsec utiliza e manipula os solventes de uma forma responsável, tendo sempre em conta o bem-estar dos seus funcionários e clientes.
A experiência foi muito esclarecedora para os clientes do curso 8! Perceberam a grande vantagem desta limpeza e a sua utilidade nas roupas que não podem ter uma lavagem normal.
A visita possibilitou a transmissão de novos conhecimentos, o esclarecimento de dúvidas nesta matéria e a clarificação de mitos – afinal a limpeza a seco, de seco não tem nada!
Obrigada, senhora Vera, por permitir aos nossos clientes experienciar esta aprendizagem!
Susana Alves, Formadora