Visita ao Centro de Formação Profissional de Vila Real

Formandos dos cursos da A2000

Os clientes do Curso 4 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II de Armamar deslocaram-se ao Centro de Formação Profissional do IEFP de Vila Real. Esta visita enquadrou-se na UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração) Cidadania e Empregabilidade e teve como principais objetivos visualizar um cabeleireiro, verificar distintos tratamentos capilares, perceber a importância da apresentação pessoal e promover a autoestima dos clientes.

No cabeleireiro, os clientes foram recebidos pelo Formador e pelos respetivos formandos que se encontram a frequentar o curso de cabeleireiro (a). O Formador apresentou os seus formandos e questionou os clientes da A2000 sobre o que gostariam de mudar no seu visual. Cada um explicou as mudanças que gostava de realizar e cada formando rapidamente se disponibilizou para concretizar essa mudança nos clientes da A2000. Alguns dos clientes cortaram o cabelo, outros pintaram e também fizeram penteados.

As mudanças foram bastante interessantes, fazendo com que os clientes percebessem a importância do aspeto físico e saíssem bastante felizes com o seu novo aspeto/ look.

Sofia Barros, Formadora da A2000

No dia 4 de outubro, os clientes do Curso 8 – Auxiliar de Serviços Gerais II, de Tabuaço, tiveram a oportunidade de visitar o IEFP – Centro de Formação Profissional, situado na freguesia de Constantim (Vila Real).

Reconhecer a importância dos cuidados de apresentação e bem-estar, avaliar comportamentos, relativos à higiene e apresentação pessoal, para assim refletir hábitos diários e, proporcionar momentos de convívio e lazer, foram os objetivos da visita, enquadrados na UFCD 3517 – Cuidados Humanos Básicos – higiene e apresentação pessoal.

Iniciou-se a viagem, pelas 9h30 da manhã, com saída de Tabuaço e destino Vila Real (Constantim), onde saímos para dar continuidade a mais um dia repleto de miminhos, oferecido pela nossa A2000. 

Ainda não havíamos chegado, já se ouviam vozes a planear o tratamento que gostariam de usufruir, relativamente à sua apresentação pessoal, isto porque o trajeto seria até à secção de cabeleireiro, onde no momento decorria um curso de aprendizagem.

Já à entrada do Centro de Formação, os nossos clientes fizeram questão de marcar o antes e depois do procedimento capilar e com recurso ao telemóvel, tiraram algumas fotografias para observarem as transformações.

O resultado trouxe enorme satisfação! Foram vários os styles apresentados, que conduziram a uma mudança de visual, dando uso ao que por norma se diz: “Os cabelos servem como um aliado estético, na medida em que dão forma e valorizam o rosto.” 

O estilo ou arranjo dado aos cabelos, pelas alunas do Curso, que tão bem nos receberam, foi diverso. O uso do alisamento passageiro, do corte, da utilização de pentes e escovas e da aplicação de pinturas e madeixas, transformaram os nossos clientes e elevaram, de certa forma, a sua autoestima.

Este dia, certamente ficará marcado como inesquecível, dada as demonstrações de contentamento, manifestado principalmente pelas clientes do género feminino.

Foi uma manhã bem passada!

Depois de muito agrado, mas com a barriga a “dar horas”, dado o adiantado do tempo, lá fomos almoçar à cantina do Centro de Formação. Com enorme simpatia, fomos servidos rapidamente e em convívio, almoçámos muito bem!

Chegou o momento de regressar a Tabuaço, depois de uma manhã propícia a vaidades, emoções e satisfação pessoal.

Sem dúvida… estes momentos erguem sentimentos!

Susana Alves, Formadora da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content