Os clientes do Curso 14, Auxiliar de Serviços Gerais II, de Armamar visitaram um consultório dentário no passado dia onze de abril.
Sublinhar a importância da higiene oral e os seus benefícios na saúde, e identificar os cuidados de higiene oral, nomeadamente alguns métodos para se conseguir manter uma boca saudável, foram os objetivos concretos desta atividade, enquadrados na UFCD 3517 – Cuidados Humanos Básicos – higiene e apresentação pessoal.
A chegada ao consultório dentário, instalado no Centro de Medicina, Reabilitação e Bem-Estar, de Armamar, deu-se por volta das 10 horas e à nossa espera já se encontravam a profissional de saúde oral, a Dra. Ana Sofia Monteiro, e a sua assistente Stefani Abreu.
Imediatamente fomos convidados a entrar e, depois de uma breve apresentação, a profissional iniciou a sua comunicação, questionando os clientes quando teria sido a última visita ao dentista. O silêncio foi absoluto, dando a entender que teria sido há muito tempo. A Dra. Ana salientou a importância das consultas de rotina pois, para além de prevenirem, tratam no tempo adequado algum mal que está a despertar.
Seguiu-se uma exposição dos cuidados diários que se devem ter com a boca que são primordiais para se prevenir doenças orais e para se conseguir manter uma boca sã ao longo da vida. Alguns dos conselhos nomeados pela dentista foram: a escovagem correta dos dentes, não descurando a língua; a frequência e duração da escovagem, o uso do fio e/ou fita dental, a utilização de escovas com cerdas adequadas a cada dentição, o baixo consumo do café e álcool, e a redução e/ou ausência do tabaco.
Após toda esta explicação e elucidação de algumas questões colocadas pelos nossos clientes, a profissional, com o auxílio da sua assistente, consultou os mais sensíveis. Sim… nós tivemos direito a esta atenção!
Nesta consulta, a dois dos nossos clientes, foi feita a destartarização – limpeza profissional, processo que remove a placa bacteriana, as manchas e o tártaro dos dentes. Segundo a médica dentista, este procedimento deve ser feito uma vez por ano, pois previne problemas dentários tais como a gengivite, as cáries e outras doenças orais. Para além disso, os dentes ficam mais brancos, limpos e brilhantes, assim sendo, com melhor aparência.
Informações necessárias, especificamente a origem da dor nos ouvidos, do mau hálito e do cancro oral (garganta, palato), foi exposto igualmente pela mesma, como sendo provocados, indiretamente, por uma deficitária higiene oral.
Foi uma experiência ótima e muito esclarecedora! Diante disto, consolidámos, com sucesso, um conteúdo trabalhado na UFCD – Higiene Oral e ficámos sobreavisados quanto aos perigos da sua ausência. Agradecemos a disponibilidade e toda a delicadeza prestada pela Dra. Ana Sofia e a sua assistente Stefani!
Curso 14 – Auxiliar de Serviços Gerais II (Armamar) e Susana Alves, Formadora