Visita ao consultório dentário – Higiene Oral, o melhor para nós!!

Formandos em consultório dentário

Os clientes do Curso 14, Auxiliar de Serviços Gerais II, de Armamar visitaram um consultório dentário no passado dia onze de abril.

Sublinhar a importância da higiene oral e os seus benefícios na saúde, e identificar os cuidados de higiene oral, nomeadamente alguns métodos para se conseguir manter uma boca saudável, foram os objetivos concretos desta atividade, enquadrados na UFCD 3517 – Cuidados Humanos Básicos – higiene e apresentação pessoal.

A chegada ao consultório dentário, instalado no Centro de Medicina, Reabilitação e Bem-Estar, de Armamar, deu-se por volta das 10 horas e à nossa espera já se encontravam a profissional de saúde oral, a Dra. Ana Sofia Monteiro, e a sua assistente Stefani Abreu.

Imediatamente fomos convidados a entrar e, depois de uma breve apresentação, a profissional iniciou a sua comunicação, questionando os clientes quando teria sido a última visita ao dentista. O silêncio foi absoluto, dando a entender que teria sido há muito tempo. A Dra. Ana salientou a importância das consultas de rotina pois, para além de prevenirem, tratam no tempo adequado algum mal que está a despertar.

Seguiu-se uma exposição dos cuidados diários que se devem ter com a boca que são primordiais para se prevenir doenças orais e para se conseguir manter uma boca sã ao longo da vida.  Alguns dos conselhos nomeados pela dentista foram: a escovagem correta dos dentes, não descurando a língua; a frequência e duração da escovagem, o uso do fio e/ou fita dental, a utilização de escovas com cerdas adequadas a cada dentição, o baixo consumo do café e álcool, e a redução e/ou ausência do tabaco.

Após toda esta explicação e elucidação de algumas questões colocadas pelos nossos clientes, a profissional, com o auxílio da sua assistente, consultou os mais sensíveis. Sim… nós tivemos direito a esta atenção! 

Nesta consulta, a dois dos nossos clientes, foi feita a destartarização – limpeza profissional, processo que remove a placa bacteriana, as manchas e o tártaro dos dentes. Segundo a médica dentista, este procedimento deve ser feito uma vez por ano, pois previne problemas dentários tais como a gengivite, as cáries e outras doenças orais. Para além disso, os dentes ficam mais brancos, limpos e brilhantes, assim sendo, com melhor aparência.

Informações necessárias, especificamente a origem da dor nos ouvidos, do mau hálito e do cancro oral (garganta, palato), foi exposto igualmente pela mesma, como sendo provocados, indiretamente, por uma deficitária higiene oral.

Foi uma experiência ótima e muito esclarecedora! Diante disto, consolidámos, com sucesso, um conteúdo trabalhado na UFCD – Higiene Oral e ficámos sobreavisados quanto aos perigos da sua ausência. Agradecemos a disponibilidade e toda a delicadeza prestada pela Dra. Ana Sofia e a sua assistente Stefani!

Curso 14 – Auxiliar de Serviços Gerais II (Armamar) e  Susana Alves, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content