Visita ao Gabinete de Inserção Profissional de Armamar

Formandos do curso

Os formandos do Curso 4 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, visitaram o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Armamar no passado dia 27 de maio.

Esta visita foi realizada no âmbito da Formação para a Integração – Procura Ativa de Emprego, com o objetivo de identificar as várias medidas existentes no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para apoiar pessoas com deficiência ou incapacidade.

A Dra. Helena Vidazinha começou por explicar aos clientes o que se podia fazer no GIP, sendo que referiu que os cidadãos podem passar no espaço para visualizar ofertas de emprego existentes no Distrito de Viseu, tirar dúvidas relativamente aos apoios existentes no IEFP, tratar da atualização de dados e do preenchimento de papéis. 

Para além do referido anteriormente, foi explicado ainda o que eram o Contrato Emprego-Inserção+ (CEI+) e os Estágios Profissionais. Principiou por dizer que o CEI+ pode ser promovido por entidades coletivas, públicas ou privadas sem fins lucrativos, tendo a duração de doze meses. Esta medida é destinada a desempregados inscritos nos serviços de emprego, beneficiários de subsídio de desemprego ou subsídio social de desemprego. Quem usufruir desta medida terá direito a uma bolsa mensal, a despesas de transporte (caso este não seja assegurado pela entidade), ao subsídio de alimentação (se não for assegurado pela entidade) e seguro. Posteriormente, esclareceu o que eram os Estágios Profissionais, sendo que referiu que estes podem ser promovidos por pessoas singulares ou coletivas, de natureza jurídica privada, com ou sem fins lucrativos. Os destinatários são pessoas desempregadas que estejam inscritas no IEFP. Esta medida tem a duração de doze meses para o caso de pessoas com deficiência ou incapacidade e estes têm direito à bolsa de estágio, à refeição ou subsídio de alimentação e ao seguro de acidentes de trabalho. 

Depois desta exposição, e de algumas dúvidas retiradas aos formandos, estes atualizaram os seus dados pessoais e escolares na plataforma do IEFP.

A visita foi bastante útil para que os clientes aprofundassem os seus conhecimentos relativamente à procura de emprego e aos apoios existentes no IEFP.  

Curso 4 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II (Armamar)

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content