Visita ao Lar de Nossa Senhora das Dores

Formandos em visita

Os formandos do Curso 7 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, a decorrer em Poiares, no final de fevereiro, deslocou-se até à cidade de Vila Real acompanhados pela formadora Graciana Coelho, para realizar uma visita de estudo ao Lar de Nossa Senhora das Dores.

Esta visita ocorreu no âmbito da unidade de formação 3545 – Higiene da pessoa idosa no domicílio, cujo objetivo foi observar como são executadas as medidas de higiene geral relativas ao meio ambiente que envolve a pessoa idosa no Lar.

Quando chegámos fomos recebidos pelo nosso formando Pedro, (que se encontra a realizar formação prática em contexto de trabalho nesta Instituição) e pela Diretora Técnica Dra. Filipa Campos.

Começámos por participar numa atividade conduzida pela Animadora da Instituição, onde nos apresentámos e cantámos uma canção com os idosos. De seguida a Dra. Filipa Campos explicou-nos a história desta Instituição.

Trata-se assim de um Lar que foi instituído pelo legado da senhora Margarida Chaves, vila-realense, que viveu os últimos anos da sua vida em Lisboa, onde, se supõe, terá morrido. O seu legado foi que todo o seu património fosse para fazer uma instituição para acolher pessoas idosas com dificuldades, mas principalmente mulheres. Nos primeiros estatutos está escrito que seria para pessoas que, tendo vivido de forma abastada, no fim da vida apresentassem necessidades. Atualmente, seguindo as indicações da senhora Margarida Chaves, esta é uma casa que continua a ter mais mulheres do que homens.

Os primeiros estatutos foram lavrados e aprovados no ano de 1882 e três anos depois foram feitas as primeiras inscrições, tendo entrado na instituição os primeiros cinco residentes. Por vontade expressa da benemérita, que dá nome à rua onde está sedeada a Instituição, esta devia acolher pessoas do concelho de Vila Real.

De seguida a Dra. Filipa Campos mostrou-nos todos os instrumentos e aparelhos usados para os cuidados aos idosos e explicou-nos como é realizado o tratamento por parte da equipa de enfermagem. Por fim visitámos as instalações do Lar.

Ficamos muito agradados com esta visita e agradecemos desde já à Dra. Filipa Campos pela excelente receção.

Este curso decorre em Poiares – Peso da Régua ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Graciana Coelho, Formadora da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content