Visita ao Lar de São José de Lamego

Formandos em visita a lar

No passado dia 29 de janeiro os formandos do Curso 8 – Auxiliar de Serviços Gerais II de Tabuaço visitaram o Centro Diocesano de Promoção Social – Casa de São José em Lamego.

Esta visita ocorreu no âmbito das UFCD´s 3549 – Higiene da Pessoa Idosa em Lares e Centros de Dia e 3551 – Animação em Lares e Centros de Dia, em que os objetivos foram identificar os principais cuidados a ter na higiene dos idosos, observar os materiais e equipamentos de apoio para a higienização dos idosos, identificar dinâmicas e atividades práticas de estimulação cognitiva, social e físico-motoras dos idosos.

A visita iniciou-se percorrendo as distintas áreas e espaços existentes na Instituição. Começou pela cozinha onde são confecionadas as refeições, e pelo refeitório, local onde se alimentam os idosos. Posteriormente conheceram a sala de convívio dos idosos dependentes onde se localiza a Animadora Sociocultural e realizam distintos trabalhos com os idosos, nomeadamente de estimulação cognitiva, social e físico-motora. De salientar que essas atividades são diárias e alusivas a cada época festiva para assim serem diversificadas, nunca esquecendo a integração dos idosos na sociedade e no meio envolvente.

Posteriormente deslocaram-se aos quartos e casas de banho onde foi explicada como é feita a higiene do idoso e o espaço envolvente bem como todos os materiais de apoio para que os mesmos tenham as melhores comodidades e conforto possíveis. De referir que todos os quartos e casas de banho possuem materiais adequados à faixa etária existente na Instituição. Seguidamente foram visitar a sala de convívio dos idosos autónomos onde se encontravam a realizar jogos de estimulação cognitiva tais como as cartas e o dominó. Neste espaço encontra-se sempre uma Animadora Sociocultural para orientar os idosos e realizar com eles distintas atividades estimulativas. Neste espaço foi possível interagir com alguns idosos havendo troca de saberes através de poemas (quadras).

De seguida visitaram a secretaria onde foi explicado pela Técnica o papel da mesma, bem como o gabinete técnico onde está a Diretora Técnica. A mesma explicou quais os documentos pelo qual é constituído o dossier de cada idoso e a função do mesmo. Visitaram ainda o gabinete da Fisioterapeuta e a lavandaria explicando as tarefas a realizar na mesma.

Por fim visitaram o gabinete de enfermagem onde as Enfermeiras referiram qual o seu papel no dia-a-dia do idoso e os cuidados que lhe prestam.

Ainda houve tempo para analisar o espaço exterior e perceber que existe uma horta onde são cultivados alguns alimentos úteis para a alimentação dos idosos.

Esta visita foi sem dúvida uma mais valia para aprofundar os conhecimentos adquiridos na Formação em Sala.

Este curso decorre em Tabuaço ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso 8 – Auxiliar de Serviços Gerais II (Tabuaço)

Sofia Barros, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content