Visita ao Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real

Visita dos formandos a museu

Os formandos do Curso 14 – Auxiliar de Serviços Gerais II de Armamar, no âmbito da UFCD Matemática para a Vida, visitaram o Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real.

A visita começou pela parte da Numismática, em que a guia do museu explicou, através de um mapa, de onde vinham as moedas que estavam em exposição, sendo as mesmas cerca de cinco mil. As moedas vieram de vários locais, Ásia, África, Europa, etc. De seguida fomos visualizar os vários expositores das moedas que estavam divididas por datas. Observámos um vaso que já estava um pouco deteriorado, onde foram encontrados cerca de quatrocentos quilos de moedas.

Depois fomos ver a parte da Arqueologia, onde a técnica explicou que o museu já tinha sido uma casa e era por isso que existiam os bancos namoradeiros, onde antigamente as pessoas namoravam à janela. Posteriormente fomos ver maquetes que retratavam o modo de vida dos antepassados. Estes eram nómadas, andavam de sítio em sítio a viver, trabalhavam na agricultura e eram recolectores, ou seja, alimentavam-se através do que colhiam, caçavam e pescavam. Visualizámos também uma maquete que representava o culto aos mortos, pois estes eram enterrados em antas ou dólmens. Através desta última maquete, conseguimos verificar como o trabalho dos antepassados era árduo e também minucioso.

Seguidamente, vimos alguns instrumentos que os antepassados utilizavam para se alimentarem (nos campos), para se defenderem e caçarem. 

A visita terminou com a visualização de uma exposição temporária que estava no museu sobre distintos tipos de cruzes.

Esta visita foi extremamente interessante porque nos permitiu regressar ao passado e conhecer um pouco da história do dinheiro e dos nossos antepassados.

Curso 14  Auxiliar de Serviços Gerais II (Armamar) e Sofia Barros, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content