VISITA AO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E NUMISMÁTICA DE VILA REAL

Formandos visitam Museu

A A2000 proporcionou ao curso de Armamar (Curso 3 – Ação 1 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade) um passeio ao Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real. Saímos por volta das 10 horas e chegámos ao Museu mais ao menos às 11 horas.

Dentro do Museu esperava-nos um senhor que nos guiou ao longo da visita e que por acaso já tinha estado num Projeto da A2000. Começou por nos mostrar peças da altura da pedra, do bronze, do ferro e do ouro. Em seguida falou-nos da época dos Romanos e das suas explorações de ouro, em especial em Portugal durante os mais de 1700 anos em que por cá estiveram. Também nos relatou as suas guerras contra os Cristãos e do seu poder arquitetónico para fazer pontes, igrejas, castelos, minas de exploração de ouro e outros minerais e minas que serviam para esconder o inimigo.

O senhor mostrou-nos muitos artefatos relacionados com vários povos que estiveram na zona de Vila Real e também em Vila Pouca de Aguiar, referindo-se particularmente a Panóias e às Minas de Jales. Elucidou-nos, referindo que no princípio do desenvolvimento do ser humano, estes só comiam a carne crua que caçavam e andavam de lugar em lugar sendo nómadas, ou seja, não se fixavam num determinado local. Já no Neolítico estes fixavam-se num determinado local, sendo sedentários, e começaram a cozinhar os alimentos. Estas explicações foram feitas enquanto visualizávamos algumas maquetes que retratavam o que foi dito e, também, através de uma maquete onde eram enterrados os mortos, antas ou dólmenes (monumentos megalíticos, conjunto de pedras).

Por fim visualizámos vários expositores de moedas bem catalogadas do tempo dos Romanos. Foi-nos explicado que as moedas eram feitas e cunhadas em oficinas. De referir que algumas foram feitas na zona de Vila Real e, inclusive, foi encontrado um vasilhame em barro com cerca de 300kg de moedas Romanas.

No final da visita fomos almoçar ao Dolce Vita e finda a hora de almoço fomos conhecer o Parque Corgo, aproveitando assim a beleza da Natureza.

Passámos um dia diferente e espetacular e, para além disso, houve aprendizagens, por isso agradeço em nome de todos o facto de nos terem proporcionado este passeio.

Todos Juntos, um passeio fomos dar

A Vila Real ao Museu de Arqueologia e Numismática

Não nos cansámos de ouvir e observar

Foi didático e entendido de forma pragmática.

No Dolce Vita comemos e bebemos

Convivemos de forma harmoniosa

Passeámos pelas lojas e comprámos

Calçado e roupa graciosa.

Caminhando, chegámos ao Rio Corgo com emoção

Apreciámos a paisagem verdejante e cativante

Fizemos ginástica nos aparelhos de musculação

E na volta esticámos as pernas de forma pujante.

Formando Manuel Cid

Curso 3 – Ação 1 “ Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade”

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content