Visita ao Quartel de Chaves

Formandos da A2000 com militares junto a monumento de homenagem a soldados falecidos na Guerra do Ultramar

No dia 6 de Dezembro realizámos uma visita guiada ao Quartel de Chaves.

Já não eram novidade algumas instalações do Quartel, isto porque temos vindo a ter aulas de culinária na Messe de Oficiais do Quartel. E foi para retribuir um almoço que o Comandante nos concedeu simpaticamente uma visita guiada, seguida de almoço.

Começámos com as devidas apresentações. Fomos guiados pelo Aspirante Cadilhe e pelo Aspirante Moreira.

Durante a visita tivemos conhecimento da rotina dos soldados, por etapas. Vimos o campo onde fazem exercício todas as manhãs, e mais em pormenor o “Park-Auto”, onde estacionam as viaturas militares. De seguida, dirigimo-nos ao campo de exercício, onde os militares praticam exercício e onde são avaliados. É preciso realmente esforço extra para se ser bem-sucedido naquele conjunto de exercícios. Ficamos a saber que o record da pista é de 48 segundos – uma “performance” digna de registo.

Depois, com as devidas cautelas, isto é, mantendo alguma distância, o que significa segurança, assistimos ao exercício de tiro ao alvo praticado pelos Guardas Nacionais Republicanos, que são visita frequente ao quartel de Chaves.

Visitámos também o Ginásio e pavilhão onde praticam desporto, um pavilhão que pode ser frequentado por civis mediante pagamento. Depois disso, visitámos a caserna modelo, onde tivemos oportunidade de comprovar o asseio e disciplina militar.

Ficamos a saber também que há áreas reservadas por escalões aos militares. Assim, Área 1, onde todos têm acesso, Área 2, apenas alguns e Área 3, onde muito poucos têm acesso.

Antes do almoço assistimos a uma demonstração de como desmontar uma arma através da perícia do Aspirante Moreira. Tivemos também, juntamente com algumas instruções, o nosso momento lúdico, com alguns de nós a experimentar o colete e capacete militar, pintura de camuflagem e pousar para a fotografia. Depois relembramos os militares falecidos na Guerra do Ultramar, junto ao monumento que existe no Quartel.

A visita terminou com um almoço na cantina dos militares, juntamente com eles. Depois do almoço e das despedidas regressámos à sala de aula.

Para recordar fica a simpatia do Aspirante Cadilhe e do Aspirante Moreira que nos iam fornecendo informações acerca do funcionamento do Quartel. Estamos, por isso, gratos aos responsáveis que nos proporcionaram esta visita.

Curso 3 – Auxiliar de serviços Gerais II, Chaves

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content