No passado dia 19 de fevereiro, a ação 2- Assistente Operacional, a decorrer em Baião teve a oportunidade de visitar o quartel dos Bombeiros Voluntários de Baião.
Esta visita inseriu-se na UFCD- Princípios Básicos de Socorrismo e teve como objetivos:
– Reconhecer os equipamentos utilizados em situações de emergência;
– Reconhecer os procedimentos utilizados em diferentes situações de emergência.
A visita foi guiada pelos Bombeiros António Santos e Ernesto, que desde já, a A2000 agradece todo o esforço e acompanhamento que deram para que a visita se torna-se rica em conhecimentos e oportunidades.
Ao longo da visita, existiu a oportunidade de verificar todas as viaturas existentes no quartel, quais os equipamentos utilizados para cada situação de emergência e os elementos de socorro que cada viatura é obrigada a ter para, assim, prestar um serviço mais eficaz e personalizado.
Foram visitados todos os compartimentos do quartel e explicado os procedimentos utilizados em situações de incêndios rurais, incêndios urbanos e encarceramentos, tendo a oportunidade de ver o funcionamento de cada equipamento.
A informação transmitida e os conhecimentos partilhados foram fulcrais par ter uma perceção mais real da forma de atuação especificada a cada situação.
Para finalizar, e sendo o ponto alto da visita, houve a possibilidade de dar uma volta no camião dos bombeiros pela Vila de Baião. Todos os formandos ficaram radiantes com esta oportunidade e foi sem dúvida uma oportunidade que jamais irão esquecer. A alegria de cada formado era expressa no rosto e no sorriso de cada um. Uma palavra que descreve este momento será: MEMORÁVEL.
A A2000 agradece aos bombeiros Voluntários de Baião, em especial ao comandante José António Costa. A oportunidade dada e a disponibilidade prestada desde o primeiro momento até ao fim da visita. Foi uma experiência única e uma coisa é certa… TEMOS CADA VEZ MAIS UM ORGULHO ENORME NOS NOSSOS BOMBEIROS!
Este curso decorre em Baião ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.
Marlene Azevedo, Formadora