Visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Baião

Formandos em visita ao quartel dos bombeiros de Baião

No passado dia 19 de fevereiro, a ação 2- Assistente Operacional, a decorrer em Baião teve a oportunidade de visitar o quartel dos Bombeiros Voluntários de Baião.

Esta visita inseriu-se na UFCD- Princípios Básicos de Socorrismo e teve como objetivos:

– Reconhecer os equipamentos utilizados em situações de emergência;

– Reconhecer os procedimentos utilizados em diferentes situações de emergência.

A visita foi guiada pelos Bombeiros António Santos e Ernesto, que desde já, a A2000 agradece todo o esforço e acompanhamento que deram para que a visita se torna-se rica em conhecimentos e oportunidades.

Ao longo da visita, existiu a oportunidade de verificar todas as viaturas existentes no quartel, quais os equipamentos utilizados para cada situação de emergência e os elementos de socorro que cada viatura é obrigada a ter para, assim, prestar um serviço mais eficaz e personalizado.

Foram visitados todos os compartimentos do quartel e explicado os procedimentos utilizados em situações de incêndios rurais, incêndios urbanos e encarceramentos, tendo a oportunidade de ver o funcionamento de cada equipamento.

A informação transmitida e os conhecimentos partilhados foram fulcrais par ter uma perceção mais real da forma de atuação especificada a cada situação.

Para finalizar, e sendo o ponto alto da visita, houve a possibilidade de dar uma volta no camião dos bombeiros pela Vila de Baião. Todos os formandos ficaram radiantes com esta oportunidade e foi sem dúvida uma oportunidade que jamais irão esquecer. A alegria de cada formado era expressa no rosto e no sorriso de cada um. Uma palavra que descreve este momento será: MEMORÁVEL.

A A2000 agradece aos bombeiros Voluntários de Baião, em especial ao comandante José António Costa. A oportunidade dada e a disponibilidade prestada desde o primeiro momento até ao fim da visita. Foi uma experiência única e uma coisa é certa… TEMOS CADA VEZ MAIS UM ORGULHO ENORME NOS NOSSOS BOMBEIROS!

Este curso decorre em Baião ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Marlene Azevedo, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content