Visita aos Bombeiros de Chaves

Formandos visitam quartel e vêm técnicas de socorrismo

No dia 30 de janeiro, os formandos do Curso 3 – Auxiliar de Serviços Gerais II, foram fazer uma visita ao Quartel dos Bombeiros de Salvação Pública de Chaves, no âmbito da UFCD de Primeiros Socorros.

Fomos recebidos pelo Sr. Comandante João Carlos Silva que nos deu as boas-vindas e posteriormente apresentou-nos os bombeiros (as) Carina Silva, Carlos Pinto, Daniel Chamoinha, Daniela Silva e Tiago Silva que nos guiaram pela visita ao quartel.

 Iniciámos a visita conhecendo a frota automóvel: ambulâncias, carros de combate a incêndio florestal, carros de combate a incêndio urbano, jipes e tanques. Os bombeiros mostraram-nos o material que cada carro continha e qual a sua função. Alguns de nós puderam pegar nesses instrumentos e comprovar o seu peso.

De seguida, fomos para uma sala para uma palestra sobre Posição Lateral de Segurança e Suporte Básico de Vida. As Bombeiras Carina Silva e Daniela Silva foram fazendo algumas simulações e nós também as pudemos fazer. O nosso colega João foi o primeiro a voluntariar-se para a demonstração da Posição Lateral de Segurança. Entretanto, os bombeiros mostraram-nos um boneco para fazer a simulação do Suporte Básico de Vida. Também aqui pudemos fazer a simulação. Embora um pouco envergonhados aceitámos o desafio.

Durante estas simulações, os bombeiros, foram-nos alertando para a importância de, enquanto fazemos estes procedimentos, ligarmos ou pedirmos a alguém para ligar o 112, bem como de darmos uma localização correta ou o máximo de dados que conseguirmos para que o socorro seja mais eficiente e rápido.

Foi muito interessante esta visita e estamos gratos aos bombeiros que com todo o profissionalismo nos guiaram durante a visita.

Curso 3 – Auxiliar de Serviços Gerais II (Chaves)

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content