No dia 29 de março de 2019, o nosso Curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, no âmbito da disciplina de Receção e Encaminhamento, realizou uma visita de estudo às Termas de Chaves com a intenção de visualizar a receção e acompanhamento dos utentes/clientes.
Esta receção e acompanhamento são realizados individualmente: inicialmente, os utentes dirigem-se à receção, onde é feita a ficha; em seguida, o utente é consultado pelo enfermeiro das termas; estando tudo bem, o rececionista acompanha o utente ao tratamento pretendido; concluído o tratamento, o utente é acompanhado à sala de repouso; por fim, é feita a despedida do utente por parte do rececionista. Fomos recebidos pela diretora das termas, Fátima Pinto, que nos explicou o funcionamento das termas.
As águas de Chaves obtiveram alvará de abertura e exploração das mãos do rei D. CARLOS I em 12 de outubro de 1899. Em 1807 começou a ser construída a primeira fonte. Em 1856 as águas foram caraterizadas como bicarbonatadas sódicas, mesomineralizadas e gasocarbónicas. Em 1945 foi nomeado o diretor clínico o DR. Mário Carneiro para dirigir a estância. Em 1949 o banqueiro Cândido Sotto Mayor compra o direito de exploração das águas, construindo um balneário provisório, tendo em 1972 a concessão voltado de novo para a Câmara municipal de Chaves. Começa então a construção do novo balneário, constituído por cinco pavilhões interligados entre si que ainda hoje serve. Após inúmeras renovações e ampliações levadas a cabo pelo Município de Chaves. Quem visitar as termas pode usufruir de vários tratamentos, ou só para relaxar, como: sauna, banho turco, duche de agulheta, imersão em piscina, banheira com hidromassagem, câmara de vapor, esfoliação com hidratação corporal, duche de massagem tipo Vichy. A água mineromedicinal de Chaves é bicarbonatada e rica em minerais, sobretudo em sódio, sílica, fluoreto e hidrogenocarbonato, e brota a 76ºC. Pela sua temperatura, denomina-se hipertermal, e a sua principal ação é estimular as funções metabólicas e orgânicas devido à sua mineralização. Nas termas também podemos encontrar um espaço onde os clientes têm um ginásio e serviço de fisioterapia para recuperar de algumas lesões. Também as crianças podem usufruir de tratamentos respiratórios que são os inaladores. No final da visita, a diretora ofereceu-nos uns panfletos onde vêm discriminados os vários tipos de tratamentos e os seus preços, e ainda nos ofereceu um voucher de desconto para utilizarmos quando quisermos.
Curso Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II (Chaves)