Visita às termas de Chaves

Formandos visitam termas de Chaves

No dia 29 de março de 2019, o nosso Curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, no âmbito da disciplina de Receção e Encaminhamento, realizou uma visita de estudo às Termas de Chaves com a intenção de visualizar a receção e acompanhamento dos utentes/clientes.

Esta receção e acompanhamento são realizados individualmente: inicialmente, os utentes dirigem-se à receção, onde é feita a ficha; em seguida, o utente é consultado pelo enfermeiro das termas; estando tudo bem, o rececionista acompanha o utente ao tratamento pretendido; concluído o tratamento, o utente é acompanhado à sala de repouso; por fim, é feita a despedida do utente por parte do rececionista. Fomos recebidos pela diretora das termas, Fátima Pinto, que nos explicou o funcionamento das termas.

As águas de Chaves obtiveram alvará de abertura e exploração das mãos do rei D. CARLOS I em 12 de outubro de 1899. Em 1807 começou a ser construída a primeira fonte. Em 1856 as águas foram caraterizadas como bicarbonatadas sódicas, mesomineralizadas e gasocarbónicas. Em 1945 foi nomeado o diretor clínico o DR. Mário Carneiro para dirigir a estância. Em 1949 o banqueiro Cândido Sotto Mayor compra o direito de exploração das águas, construindo um balneário provisório, tendo em 1972 a concessão voltado de novo para a Câmara municipal de Chaves. Começa então a construção do novo balneário, constituído por cinco pavilhões interligados entre si que ainda hoje serve. Após inúmeras renovações e ampliações levadas a cabo pelo Município de Chaves. Quem visitar as termas pode usufruir de vários tratamentos, ou só para relaxar, como: sauna, banho turco, duche de agulheta, imersão em piscina, banheira com hidromassagem, câmara de vapor, esfoliação com hidratação corporal, duche de massagem tipo Vichy. A água mineromedicinal de Chaves é bicarbonatada e rica em minerais, sobretudo em sódio, sílica, fluoreto e hidrogenocarbonato, e brota a 76ºC. Pela sua temperatura, denomina-se hipertermal, e a sua principal ação é estimular as funções metabólicas e orgânicas devido à sua mineralização. Nas termas também podemos encontrar um espaço onde os clientes têm um ginásio e serviço de fisioterapia para recuperar de algumas lesões. Também as crianças podem usufruir de tratamentos respiratórios que são os inaladores. No final da visita, a diretora ofereceu-nos uns panfletos onde vêm discriminados os vários tipos de tratamentos e os seus preços, e ainda nos ofereceu um voucher de desconto para utilizarmos quando quisermos.

Curso Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II (Chaves)

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content