Visita de Estudo

Formandos e técnicas em visita de estudo

Os formandos do Curso 9 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade, realizaram uma visita de estudo até à cidade de Vila Real.

Onde tiveram oportunidade de visitar duas instituições distintas: o Palácio de Mateus e a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro – UTAD.

Logo pela manhã visitaram o Palácio de Mateus. Este situa-se na freguesia de Mateus, no concelho de Vila Real e foi mandado construir, na primeira metade do século XVIII, pelo 3º Morgado de Mateus, António José Botelho Mourão, sendo um dos maiores representantes do período barroco em Portugal.

No período da tarde, os formandos deslocaram-se até à UTAD onde tiveram a oportunidade de visitar o Laboratório de cultura in vitro e o Laboratório de drosófilas (mosca da fruta). No laboratório de cultura in vitro observaram plantas de várias espécies mantidas in vitro, nomeadamente videira, hortelã, cidreira, saponária, entre outras.

Após uma breve explicação acerca do processo de estabelecimento das plantas in vitro, e da utilidade desta metodologia, os formandos participaram na aclimatização de plantas: removeram dos frascos as plantas mantidas in vitro, lavaram as raízes para retirar o meio de cultura e procederam à sua plantação num recipiente que continha um substrato adequado. Para minimizar as perdas de água nos primeiros dias, o recipiente foi tapado com película transparente.

No laboratório de drosófilas foi explicado como é que se mantêm as moscas da fruta em coleção e quais os cuidados no seu manuseamento. Os formandos tiveram a oportunidade de ver larvas, pupas e indivíduos adultos. Após uma breve explicação sobre como é que se distinguem machos e fêmeas e as características de um indivíduo selvagem e de diferentes mutantes tiveram possibilidade de, com uma lupa binocular, distinguir machos e fêmeas, moscas da fruta do tipo selvagens e mutantes para a cor do corpo, cor dos olhos, número de facetas do olho e tamanho das asas.

Todos os formandos gostaram muito desta visita, onde puderam ter contato com novas realidades.

Fica aqui ainda um agradecimento especial às duas entidades pela disponibilidade e simpatia com que nos receberam!

Graciana Coelho, Formadora da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content