Visitas da Formação Inicial

Formandos visitam Lamego

Curso de Baião visita Lamego

No dia 22 de Junho, os formandos do Curso 2 – Auxiliar de Serviços Gerais II, de Baião realizaram uma visita à cidade de Lamego inserida nas UFCD´s 3258 – Técnicas de Animação e 3269 – Atividades Pedagógicas em Creches e Jardins de infância – Quotidiano da Criança.

O objetivo da visita foi proporcionar aos formandos a oportunidade de realizar atividades de animação e atividades pedagógicas no exterior da sala. Assim, a visita incluiu as seguintes atividades: piquenique no Parque de Merendas da Serra das Meadas, visita ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, ao Museu de Lamego e à Sé Catedral de Lamego.

A visita começou pelas 9h da manhã com a saída de Baião com destino à Régua, onde fizemos uma pequena paragem para o pequeno almoço. Aproveitamos para dar um pequeno passeio na ecopista à beira-rio, onde vimos os barcos e o barco-hotel, o rio, o parque infantil e os turistas que por lá passeavam. De seguida, retomamos a nossa viagem com destino à cidade de Lamego e fomos diretos ao Parque Natural da Serra das Meadas. No parque, percorremos alguns trilhos em contacto com a natureza onde pudemos apreciar a fauna e flora. Chegou a hora do almoço, a fome apertava depois da caminhada pelo Parque, então foi tempo de colocar a toalha na mesa e preparar o piquenique. Cada formando levou comida de casa, juntamos tudo numa mesa e fizemos um piquenique cheio de boa disposição e alegria.

Depois do almoço, fomos visitar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e os formandos ficaram impressionados com o mesmo. No exterior destaca-se o escadório monumental de acesso ao santuário, com 686 degraus, desenvolvendo-se em nove lances, ornamentados com capelas, estátuas, fontes e obeliscos, dos quais apenas descemos 2 lances, porque depois do almoço e com o calor não se podia fazer grande exercício.

Visitámos também o interior da Igreja, onde apreciamos a beleza do altar-mor com a imagem da Nossa Senhora dos Remédios esculpida em madeira e três vitrais com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e da Anunciação.

Após o Santuário, descemos ao centro da cidade onde percorremos a avenida principal desde a Escadaria da Senhora dos Remédios, passamos pela Sé Catedral de Lamego e acabamos no Museu de Lamego. Visitámos o Museu de Lamego onde apreciamos a coleção que mostra de modo muito expressivo as ideologias vigentes e modos de pensar os museus e o património cultural, entre a 1.ª República e o fim do Estado Novo em vários domínios: cerâmica, desenho e gravura, escultura, mobiliário, ourivesaria e pintura. Depois do Museu de Lamego, entramos na Sé Catedral de Lamego – catedral gótica fundada em 1129 – na qual os formandos ficaram admirados com a beleza e imponência da construção e com os seus quase 900 anos de existência.

Foi um momento de regressar a Baião, depois de um dia bem passado entre conversas, boa disposição e sorrisos alegres e novas descobertas!

Sandra Pinto, Formadora da A2000

Formandos de Resende visitam a Irmandade São Francisco Xavier em São Martinho de Mouros

No dia 26 de junho, os formandos do Curso 5 – Auxiliar de Serviços Gerais II, de Resende efetuaram uma visita à Irmandade São Francisco Xavier, inserida na UFCD 3549- Higiene da Pessoa Idosa em Lares e Centros de Dia.

O objetivo da visita era conhecer a instituição, as suas infraestruturas, dinâmicas e proporcionar aos formandos o contacto com os idosos para que todos passassem um dia diferente e, consequentemente consolidarem os cuidados a ter com a higiene da pessoa idosa no meio envolvente.

Chegados à Irmandade São Francisco Xavier em São Martinho de Mouros, fomos muito bem recebidos pela Dr.ª Fátima Soares, que se disponibilizou para nos fazer uma visita guiada pelas instalações da instituição. Com o decorrer da visita, a Dr.ª Fátima, ia mencionando as práticas usadas para a promoção da qualidade de vida da pessoa idosa, essencialmente na questão da higiene pessoal e conforto dos mesmos.

À medida que íamos percorrendo as instalações e os compartimentos da Instituição (dando mais ênfase aos quartos e WC), a Dr.ª Fátima ia explicando, a forma como era realizada a higiene pessoal dos idosos, como por exemplo, os banhos com e sem ajuda por parte dos auxiliares e todos os cuidados a ter com a higiene individual de cada idoso desde os cabelos às unhas das mãos e pés.

Referiu também os cuidados a ter com a arrumação dos quartos da pessoa idosa: cama, chão, roupa e seus objetos pessoais, salientando que tudo deve estar devidamente higienizado para que os idosos se sintam confortáveis e em harmonia.

Ao longo da visita, os formandos foram colocando algumas questões à Dr.ª Fátima, que amavelmente ia esclarecendo as dúvidas e, consequentemente fez com que consolidassem os seus conhecimentos, podendo os formandos observar como se realizam os procedimentos na realidade. 

Em seguida, fomos visitar os idosos que estavam na sala de convívio para nos receberem, os colaboradores e os formandos da A2000 apresentaram-se e estivemos um pouco à conversa com os idosos e soltaram-se gargalhadas e sorrisos de ambas as partes, foi um ótimo momento de socialização.

Como sabíamos que seríamos bem recebidos e como devemos sempre retribuir a quem nos faz bem, ao longo das sessões de Linguagem e Comunicação, preparamos um pequeno teatro sobre a Lenda de São Martinho, que aproveitámos para apresentar aos idosos, peça na qual todos os formandos participaram devidamente vestidos a rigor.

Os formandos estavam um pouquinho nervosos, pois para muitos foi a primeira vez que participaram numa atividade do género, o que necessita de algum à vontade, no entanto, receberam muitas palmas dos idosos, sorrisos e trocas de saberes, porque todos os idosos conheciam a lenda, não tivéssemos nós na Vila São Martinho de Mouros.

Mas a animação não ficou por aqui… Aquando dos ensaios dos formandos, nos dias anteriores à visita surgiu a ideia da equipa técnica realizar também um pequeno teatro com a história d’ As galinhas palradoras.

Para que estas pequenas apresentações fossem possíveis, contamos com a colaboração da nossa colega Isa – Terapeuta da Fala. Não só nos ajudou a ensaiar a peça dos formandos, como participou na apresentação da nossa história.

É certo que os ensaios não foram muitos, mas correu tudo muito bem, e nós colaboradores, divertimo-nos imenso demonstrando aos nossos formandos que devemos ser ativos e participar nas atividades. Os idosos e os formandos fartaram-se de rir das nossas figuras, só por isso o dia já foi um triunfo!

No final, a Irmandade S. Francisco Xavier presenteou-nos com um lanche para aumentar o convívio.

Deixamos à Irmandade São Francisco Xavier um Muito OBRIGADO pelo acolhimento. Foi um prazer partilhar convosco saberes e experiências!

Carlos Monteiro, Formador da A2000 &

Curso 5 Auxiliar de Serviços Gerais II – Resende

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content