Visitas da Formação Inicial

Formandos visitam zoo e fazem atividades na piscina

Visita ao Zoo Santo Inácio – Vila Nova de Gaia

No âmbito da UFCD 3522 – Tratamento de Plantas e Animais, os clientes do Curso 4 – Assistente Familiar de Apoio à Comunidade II, de Armamar, visitaram no dia 7 de novembro, o Zoo Santo Inácio, localizado em Vila Nova de Gaia.

Reconhecer técnicas básicas de tratamento de plantas e animais; Identificar as características individuais dos animais e plantas; Observar as várias espécies que fazem parte da natureza; Criar as noções da alimentação necessária e higiene dos animais; Conhecer a diversidade da flora e fauna existentes e, proporcionar momentos de convívio e lazer, foram os objetivos da visita.

Os clientes saíram de Armamar entusiasmados e a viagem até ao destino fez-se com muita animação. Nem mesmo a ameaça de um grande temporal os desencorajou desta aventura.

No Zoo, foram recebidos com um grande sorriso e muita simpatia. Aqui esperava-se um grande dia!

Na exploração do local, foi evidente a quantidade e diversidade de espécie de animais e também de plantas. Cada uma com beleza única e distinta!

Macacos, leões, rinocerontes, hipopótamos, papagaios, crocodilos, chitas e tantos, mas tantos outros foram vistos a ocupar este espaço.

Cada grupo de animal era apresentado num letreiro. Neste, se descrevia o tipo de alimentação, as características da espécie, o método de reprodução e ainda algumas curiosidades.

Todos nós apreciámos imenso o que vimos, especialmente os macacos, face à interação que houve. Alguns de nós conseguiram tocar nos animais e fazer-lhes carinhos. Também o reptilário, espaço igualmente avistado, inicialmente com certa aversão, impressionou quem por lá passou, dada o número e variedade de répteis. Neste território, houve oportunidade de ver os tratadores a alimentarem os animais. Frutas e plantas foram os alimentos distribuídos, certamente iguarias para eles.

As cobras permaneciam imóveis, com certeza que estavam a digerir o último banquete.

O tempo passou rapidamente e o lugar das aves foi o último a ser registado. Aves tão belas e distintas foram avistadas e tocadas por quem quis. Sim, porque muitas permitiram esse contacto!

Após uma grande caminhada pelo espaço e após a observação de tanta beleza, chegou a hora de regressar a Armamar.

Para todos nós, esta atividade foi muito dinâmica porque nos permitiu interagir com os animais e visualizá-los in loco.

Foi uma experiencia única!

Curso 4,  Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, Armamar

Visita às Piscinas Municipais de Tabuaço

No dia 9 de novembro, os clientes do Curso 8 – Auxiliar de Serviços Gerais II, de Tabuaço, tiveram a oportunidade de realizar um de vários sonhos pessoais – visitar e usufruir das piscinas municipais de Tabuaço.

Realizar um sonho pessoal e proporcionar uma sensação de bem-estar, foram os objetivos desta atividade, decorrida no âmbito da UFCD FI – Balanço de Competências.

Havia algum tempo que os clientes deste curso manifestavam este desejo e mais uma vez a A2000, em parceria com o Município de Tabuaço proporcionou este momento inesquecível. 

À entrada, fomos recebidos, com enorme simpatia, pelo professor Paulo e algumas colaboradoras. O professor mostrou-nos as instalações, fez algumas recomendações e esclareceu algumas dúvidas – eram muitas!

O receio da água e da profundidade da piscina foi minimizado pelas palavras simpáticas de quem nos recebeu.

Já na água, fizemos o primeiro contacto aquático com normalidade e alguma precaução, sempre orientados pelo professor, que neste dia fez questão de entrar juntamente connosco na piscina.

Foram vários os exercícios realizados neste espaço, para uma melhor adaptação ao meio, que foram explorados de forma lúdica e muito divertida.

O tempo dentro da água pareceu-nos ter passado rapidamente e, foi um momento que os levou ao esquecimento dos problemas e ao relaxamento do corpo e da mente. Não é por acaso, que este desporto – natação – é considerado por especialistas como sendo um dos melhores para a saúde, na medida em que os seus benefícios não se resumem só ao fator físico como também se estendem ao psicológico.

Chegou a hora de sair da água e regressar à realidade… com muita pena! Alguns de nós prometeram voltar, outros assim o desejariam, caso fosse possível.

“Foi tão bom, professora. Adorámos!”

Estas foram as palavras mais ouvidas e que alegraram o coração de quem os levou lá. Afinal os sonhos realizam-se! Haja esperança … sempre!

Curso 8, Auxiliar de Serviços Gerais II e Susana Alves, Formadora da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content