Visitas em Resende

Formandos da A2000 em várias visitas

António Santos Serralharia: no módulo de Cidadania e Empregabilidade com o Formador Carlos, visitamos a António Santos Serralharia Lda. Com o objetivo de reconhecer a importância dos meios de comunicação social para a procura de emprego. Antes da visita, pesquisamos na internet as serralharias que existiam no Concelho de Resende e se estariam destacadas nesse meio de comunicação social. Percebemos que a serralharia que iríamos visitar era a primeira que aparecia na pesquisa na internet – Google e redes sociais. Chegados à Serralharia, fomos muito bem recebidos por todos os funcionários e também pelo patrão, foram todos muito atenciosos. Nesta oficina existem duas equipas de trabalho – a equipa da oficina que executa todo o trabalho de corte e a equipa de rua que faz a montagem das obras. De seguida, foi-nos explicado todo o processo de elaboração das estruturas de alumínio, desde o primeiro passo até ao resultado final.  A empresa trabalha essencialmente na construção de estrutura, fazendo obras em todo o país e também no estrangeiro – França, Suíça e Bélgica. Neste contexto, a internet também desempenha um papel importante porque permite ter conhecimento de obras que se realizam no país e estrangeiro e assim poder concorrer às mesmas, aumentando as oportunidades de negócios e também de oferta de emprego. Nesta oficina encontramos uma colega nossa, a Maria, que também foi formanda da A2000, que se mostrou contente por trabalhar na Serralharia e plenamente integrada mesmo trabalhando numa profissão e contexto tipicamente masculino. Foi uma visita importante porque percebemos a importância dos meios de comunicação social (jornais, televisão, internet) no mercado de trabalho e também a crescente igualdade de género no mundo do trabalho. Aqui fica o nosso agradecimento à António Santos Serralharia, Lda. pela disponibilidade e gentileza desta visita.

Curso 5 – Auxiliar de Serviços Gerais II, Resende

Bombeiros Voluntários de Resende: no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais – PDCPS e dos módulos de Cidadania e Empregabilidade e Produção Alimentar, visitamos os Bombeiros Voluntários de Resende. Fomos recebidos pelo Bombeiro Profissional Ismael Pereira que nos fez uma visita e apresentação do funcionamento do quartel.

De seguida, falou sobre as diferentes funções dos bombeiros – socorro e transporte de doentes, combate a incêndios, resgaste e salvamento em situações emergentes. Indo de encontro ao módulo de Produção Alimentar, o Bombeiro Ismael falou-nos das formas de combate a incêndio que se podem usar numa cozinha. Assim, falou de diferentes extintores e mostrou-nos 2 deles – Extintor ABC e Extintor CO2.  Os extintores são equipamentos de segurança que visam extinguir incêndios em situações emergentes, tal como pode acontecer numa cozinha, por exemplo, com os fornos e fogão. Para apagar um incêndio os movimentos devem ser circulares e, na cozinha quando um tacho está a arder, os extintores poderão não ser necessários porque abafando o fogo, ou seja, retirando-lhe o oxigénio poderá ser suficiente.

No âmbito do módulo de Cidadania e Empregabilidade, o Bombeiro Ismael referiu que a maioria dos Bombeiros são voluntários, não tendo nenhum salário mensal e tendo que abandonar as suas rotinas pessoais e profissionais sempre que são chamados para uma emergência. Muitas vezes, os Bombeiros salvam vidas, por exemplo, recorrendo ao suporte básico de vida tal como nos foi demonstrado, colocando a sua própria vida em risco e sem receber nada em troca. O bom desempenho dos bombeiros voluntários está relacionado com o conhecimento técnico que adquirem nas várias formações que vão fazendo, mas acima de tudo na boa vontade de ajudar o próximo, salvando muitas vidas, sem receber nada em troca. Aqui percebemos que o bom desempenho dos bombeiros voluntários está em ter um bom coração para ajudar.

Curso 5 – Auxiliar de Serviços Gerais II, Resende

Curso 12 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, Resende

Carlos Monteiro, Sónia Pereira e Nídia Correia – Técnicos da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content