“A velhice é mais uma etapa da vida, não deve ser vista como um fim mas sim como o início de um novo ciclo”

Trabalhos manuais feitos pelos formandos a propósito da temática da terceira idade

Os formandos do curso 1 – Auxiliar de Serviços Gerais II – Ação 2 de Tabuaço, no âmbito da UFCD 3549 – Higiene da Pessoa Idosa em Lares e Centros de Dia, realizaram uma atividade relacionada com os idosos.

Esta atividade tinha como objetivo relembrar as histórias e os sentimentos que os mais idosos, nomeadamente os avós, despertam em cada um de nós.

Estima-se que o número de idosos, com 60 anos ou mais, duplique até 2050 e mais do que triplique até 2100, passando de 962 milhões em 2017 para 2,1 mil milhões em 2050 e 3,1 mil milhões em 2100, por isso nunca é demais relembrar e cuidar deles.

Como disse Richard Miller em 1994 “a velhice é mais uma etapa da vida, não deve ser vista como um fim mas sim como o início de um novo mundo”.

A atividade prática realizada consistia em construir um porta-retratos e nele colocar uma imagem alusiva aos idosos. Este foi decorado de acordo com as memórias que cada um tinha dos seus avós. Alguns formandos quiseram deixar uma mensagem em jeito de homenagem a estes seus antepassados que recordam com muito carinho.

As recordações e as memórias são muitas e as histórias contadas deixaram no ar um sentimento de saudade e de amor incondicional, que todos nós criamos com os nossos avós.

Foi nítido o brilho nos olhos de cada um ao relatar os momentos que recordam da sua infância em que os avós eram o pilar familiar e em que alguns tiveram o privilégio de viver, crescer e criar laços que jamais irão esquecer.

Este curso decorre em Tabuaço ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso 1 – Auxiliar de Serviços Gerais II, Tabuaço

Isabela Lima, Formadora A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content