O QUE ME MOVE NA A2000 (após 15 anos de trabalho)?

Ana Antunes

Ultrapassar obstáculos e vencer desafios diariamente…

O percurso de cada técnico que passa na A2000 é mais do que prestar um serviço, é mais do que executar uma função ou tarefa, é procurar vencer os obstáculos constantes e superar os enormes desafios diários já que todos os dias são diferentes.

E que desafios?

Os desafios de responder às necessidades e expetativas de quem vem até nós depositar a esperança de resolver os seus problemas, como se fizéssemos milagres – os nossos clientes. Embora não tenhamos a solução para todos os problemas, procuramos com afinco que a passagem de cada cliente nesta casa permita melhorar a sua qualidade de vida.

Os desafios de responder às exigências e necessidades sociais só é possível em conjunto com as inúmeras entidades parceiras da A2000. Poderíamos estar sentados no nosso canto e só fazer apenas o mínimo, mas não, somos geridos por pessoas obstinadas, atrevidas e irreverentes que, em vez de ficarem à espera de respostas, procuram-nas em novos caminhos e incitam-nos a ser criativos, dinâmicos e inovadores

Os desafios que enfrentamos, enquanto pessoas e profissionais da área social, obrigam-nos a lutar diariamente com inúmeras frustrações de não conseguir dissipar todos os problemas sociais que nos rodeiam. Procuramos ser resilientes, encontrar soluções e adaptarmo-nos da melhor forma, superar as barreiras ao longo do caminho e manter o foco naquilo que queremos alcançar.

O desafio constante de nos mantermos, internamente em equipa, alinhados com os objetivos, as metas, as dinâmicas, os modelos, os requisitos e as exigências das mais variadas entidades financiadoras e parceiras, em ordem, principalmente, ao enquadramento das expectativas e interesses dos nossos clientes / utentes.

Manter a motivação não é fácil, particularmente na área social onde os resultados não são imediatos e nem sempre “palpáveis”; não são produtos acabados e nem são claramente observáveis. Mesmo assim, é possível manter a motivação em alta porque acreditamos que o trabalho diário de todos e a paixão com que intervimos pode fazer a diferença e provocar resultados muito positivos na vida dos nos nossos clientes. Realizar sonhos e ir de encontro às aspirações dos nossos clientes, promover conquistas e quando já não precisarem de nós será sinal de que o trabalho que fizemos foi eficaz.

A A2000 desafia-nos a ser rigorosos, desafia-nos a crescer pessoal e profissionalmente, desafia-nos a ser persistentes, desafia-nos a ser criativos e encontrar soluções, desafia-nos a ser dinâmicos e criativos…  é isto que me mantém por cá, com a mesma dedicação e empenho do primeiro dia!

Têm sido 15 anos desafiantes. Novos desafios se avizinham… e cá estaremos para os superar.

É ISTO QUE ME MOVE NA A2000.

Ana Antunes,

Psicóloga

Coordenadora de projetos

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content